PRINCÍPIOS FREIREANOS PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUAS LIBERTADOR

Autores/as

  • Tainá Almeida Universidade Federal da Bahia (Ufba)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5149

Palabras clave:

Princípios freireanos; Pedagogia libertadora; Formação de professores.

Resumen

As discussões empreendidas neste artigo dizem respeito às exigências pedagógicas freireanas para a formação de um professor libertador. Em tempos tão controversos no cenário educativo brasileiro, apresento e discuto neste ensaio oito saberes formadores docentes, aos quais aqui chamo de princípios freireanos, ao refletir acerca de uma prática educadora crítica cujo projeto de sociedade esteja voltado para a formação de cidadãos críticos, capazes de ler a sua realidade social local e de transformá-la. Ancorada na obra de Paulo Freire, discuto teoricamente os seguintes princípios: Criticidade; Reflexão crítica sobre a prática; Reconhecimento e assunção da identidade cultural; Apreensão da realidade; Segurança, competência profissional e generosidade; Convicção de que a mudança é possível; Reconhecer que a educação é ideológica; e Disponibilidade para o diálogo. A vida e a obra de Freire desafiam a todos nós, professores, a construir nossa prática pedagógica de forma coerente, reflexiva e sociopoliticamente comprometida.

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Biografía del autor/a

Tainá Almeida, Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Doutoranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Publicado

2019-08-25

Cómo citar

Almeida, T. (2019). PRINCÍPIOS FREIREANOS PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUAS LIBERTADOR. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5149

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados