O DISCURSO PUBLICITÁRIO E A CRIAÇÃO DE PALAVRAS NOVAS: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL

the development of lexical competence

Autores/as

  • Aderlande Pereira Ferraz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5575

Palabras clave:

Competência lexical; discurso publicitário; Neologismo.

Resumen

Este artigo, numa perspectiva pedagógica, trata do desenvolvimento da competência lexical a partir da análise de textos publicitários e mostra a renovação do léxico do português brasileiro pelos processos mais comuns de neologia. O objetivo é ressaltar a importância do discurso publicitário no âmbito escolar, explorando, sobretudo, os aspectos de criatividade discursiva e de inovação semântico-lexical. No âmbito da competência lexical, o artigo discute o que significa conhecer uma palavra e, para a conceituação de neologismo, adota o critério lexicográfico (ALVES, 1984, 1990; SANDMANN, 1989; CABRÉ, 1993), em que a unidade lexical será neológica se ainda não estiver registrada em um dicionário de língua. Nesse contexto, o que se pretende é enfatizar o trabalho com textos publicitários na sala de aula de língua portuguesa, com base em um estudo descritivo de alguns neologismos midiáticos, obtidos de anúncios publicitários que evidenciam a criatividade no português brasileiro, por meio do aparecimento de palavras novas.

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Biografía del autor/a

Aderlande Pereira Ferraz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (Usp).

Publicado

2020-01-27

Cómo citar

Ferraz, A. P. (2020). O DISCURSO PUBLICITÁRIO E A CRIAÇÃO DE PALAVRAS NOVAS: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL: the development of lexical competence. fólio - Revista De Letras, 11(2). https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5575