A PRODUÇÃO DE RESUMOS ACADÊMICOS: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A USABILIDADE DO SOFTWARE “AutorIA – MEU RESUMO”

Autores/as

  • Marília de Carvalho Caetano-Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6728

Palabras clave:

Resumo acadêmico; Software; Testes de Usabilidade.

Resumen

Este trabalho é parte de minha pesquisa de pós-doutoramento, realizada de março de 2019 a fevereiro de 2020, que teve por objetivo investigar aspectos relacionados ao ensino-aprendizagem de resumos acadêmicos. Neste artigo, daremos ênfase à discussão dos resultados dos testes de usabilidade do software “AutorIA”, cuja criação foi um desdobramento da referida pesquisa. Esses testes tiveram como objetivo analisar o processo de interação entre os estudantes e o computador, verificando, assim, a facilidade de uso do sistema. (CONRAD; LEVI, 2002). O aporte teórico para a elaboração do software fundamentou-se numa perspectiva híbrida: por um lado, baseamo-nos nos princípios do Interacionismo Sociodiscursivo proposto por Bronckart (1999, 2006) e Cristóvão (2013), bem como sua vertente didática, nos termos de Schneuwly e Dolz (2004). Por outro lado, utilizamos aspectos da Sociorretórica de Swales (1990) e Askehave; Swales (2001), priorizando o modelo Create a Research Space (modelo CARS) e suas possíveis adaptações ao gênero resumo acadêmico. A metodologia, vinculada à Linguística Aplicada, teve uma perspectiva qualitativa de cunho interpretativista (MOREIRA; CALEFE, 2008), com a utilização de métodos empíricos. Os resultados revelaram que os estudantes, de modo geral, avaliaram positivamente a utilização do programa na produção de resumos acadêmicos, ratificando, assim, que a tecnologia pode ser um importante recurso no processo de didatização.

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Biografía del autor/a

Marília de Carvalho Caetano-Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (Puc-MG). Professora efetiva do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Na área de pesquisa, desenvolve, atualmente, o projeto intitulado O processo de produção de gêneros acadêmicos: reflexões e desdobramentos. A partir de novembro de 2018, passou a integrar o grupo de pesquisa da UFSJ Letramentos, gêneros e ensino (LEGEN), coordenado pela Profª Laura Silveira Botelho.

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Publicado

2020-07-02

Cómo citar

Caetano-Oliveira, M. de C. (2020). A PRODUÇÃO DE RESUMOS ACADÊMICOS: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A USABILIDADE DO SOFTWARE “AutorIA – MEU RESUMO”. fólio - Revista De Letras, 12(1). https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6728