DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: MEMÓRIA, FICÇÃO E IDEOLOGIA EM "OLGA", DE FERNANDO MORAIS
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6771Palabras clave:
Ficção; Ideologia; Memória.Resumen
O presente artigo apresenta uma análise da obra Olga, de Fernando Morais, entrecruzando três áreas do conhecimento: História, Literatura e Comunicação. O objetivo é estabelecer, por meio destes campos, relações entre os aspectos da memória, da ficção e da ideologia encontrados na obra. Para isso, este trabalho desenvolve diálogos entre diferentes autores, como Fernando Morais (2004), Maurice Halbwachs (2006), Patrick Charaudeau (2006), Michael Pollak (1992), Paul Ricoeur (1997), Marshall Mcluhan (2007) e Mary Del Priore (2009). Desse modo, é possível abordar processos, manifestações e produtos culturais que integram o texto em discussão por meio da interdisciplinaridade, a qual promove reflexões mediante perspectivas que podem entrar em conflito, assim como podem se somar ou se complementar.
Descargas
Citas
2. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
3. MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.
4. MORAIS, Fernando. Olga. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
5. MOVIMENTO DE MULHERES OLGA BENARIO. Disponível em: movimentodemulheresolgabenario.blogspot.com/p/quem-somos.html. Acesso em: 25 maio. 2020.
6. POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.
7. PRIORE, Mary Del. Biografia: quando o indivíduo encontra a história. Topoi, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 7-16, jul./dez. 2009.
8. RICOEUR, Paul. O entrecruzamento da História e da ficção. In: _______. Tempo e narrativa. Tomo III. Campinas: Papirus, 1997. p. 315-333.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia