MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE: O DESIGN DE SIGNIFICADOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7007Palabras clave:
Multimodalidade, Multiletramentos, Livro didático, Língua portuguesa, Design de significadoResumen
Esta pesquisa tem com tema os multiletramentos e, como delimitação a construção do sentido em textos de gêneros multimodais por meio de atividades propostas por um material didático de língua portuguesa. O objetivo é analisar as atividades de leitura propostas nos textos multimodais em um livro didático de língua portuguesa a fim de verificar sua contribuição para a promoção dos multiletramentos. Diante disso, são mobilizados como marcos teóricos os estudos de Chartier (1994), Petit (2008) e Kleiman (2004, 2005) no que tange às práticas de leitura; Kress (2000, 2010, 2014) e Kress e van Leeuwen (2006) acerca da multimodalidade; The New London Group (2000) e Rojo (2012) em relação aos multiletramentos. O corpus desta pesquisa é composto por atividades de estudo de um texto do livro didático “Português – Linguagens”, de Cereja e Magalhães (2015), desenvolvido para o sexto ano do ensino fundamental. Observamos que os materiais didáticos analisados promovem os multiletramentos ao considerar o processo de design do significado intrínseco à comunicação multimodal. Verificamos, ainda, que aspectos relevantes dos sentidos produzidos pelos modos de design visual são ignorados nas atividades.
Descargas
Citas
• BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas Paulo
• Bezerra.1. ed. São Paulo: Editora 34 Ltda., 2016. p. 11-69.
• BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução L. de A. Rego; A. Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2006.
• CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
• DIONÍSIO, Angela Paiva. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONÍSIO, Angela Paiva. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 177-196.
• FREITAS, Ernani Cesar de; OLDONI, Cristiano; MOURA, Rafael da Silva. Os princípios de genericidade e as relações multimodais na constituição semântica de um anúncio publicitário. Revista de Letras Norte@mentos, Cuiabá, MT, v. 12, p. 214-234, 2019.
• KLEIMAN, Angela B. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, , p. 13-22, mar. 2004.
• _______. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: Cefiel - Unicamp; MEC, 2005.
• KRESS, Gunter et al. Multimodal teaching and learning: The Rhetorics of the Science classroom. London: Bloomsbury, 2014.
• KRESS, Gunther. Multimodality. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
• _______. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.
• KRESS, Gunther; van LEEUWEN Theo: Reading images: The grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
• MECCA, Édina Menegat. Multiletramentos e multimodalidade: O design de significados em livros didáticos de língua portuguesa e inglesa. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
• OLDONI, Cristiano. Textos e imagens em cena: o sentido nos gêneros multimodais. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
• PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.
• ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.
• THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of Multiliteracies: designing social futures. In: COPE, BILL; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. p. 9-37.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 fólio - Revista de Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.