MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE: O DESIGN DE SIGNIFICADOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7007

Palabras clave:

Multimodalidade, Multiletramentos, Livro didático, Língua portuguesa, Design de significado

Resumen

Esta pesquisa tem com tema os multiletramentos e, como delimitação a construção do sentido em textos de gêneros multimodais por meio de atividades propostas por um material didático de língua portuguesa. O objetivo é analisar as atividades de leitura propostas nos textos multimodais em um livro didático de língua portuguesa a fim de verificar sua contribuição para a promoção dos multiletramentos. Diante disso, são mobilizados como marcos teóricos os estudos de Chartier (1994), Petit (2008) e Kleiman (2004, 2005) no que tange às práticas de  leitura; Kress (2000, 2010, 2014) e Kress e van Leeuwen (2006) acerca da multimodalidade; The New London Group (2000) e Rojo (2012) em relação aos multiletramentos. O corpus desta pesquisa é composto por atividades de estudo de um texto do livro didático “Português – Linguagens”, de Cereja e Magalhães (2015), desenvolvido para o sexto ano do ensino fundamental. Observamos que os materiais didáticos analisados promovem os multiletramentos ao considerar o processo de design do significado intrínseco à comunicação multimodal. Verificamos, ainda, que aspectos relevantes dos sentidos produzidos pelos modos de design visual são ignorados nas atividades.

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Biografía del autor/a

Luis Henrique Boaventura, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Bolsista PNPD/CAPES.

Édina Menegat Mecca, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduacão em Letras da Universidade de Passo Fundo (UFP). Foi bolsista PROSUC/CAPES.

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS).  Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Realizou estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de são Paulo (Puc-SP).

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Publicado

2021-02-15

Cómo citar

Boaventura, L. H., Mecca, Édina M., & Freitas, E. C. de. (2021). MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE: O DESIGN DE SIGNIFICADOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. fólio - Revista De Letras, 12(2). https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7007

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados