UM BREVE ESTUDO SOBRE AS MINISSÉRIES BRASILEIRAS

Autores

  • Lídia Alcantara Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.7974

Palavras-chave:

minisséries; teleficção seriada; folhetim

Resumo

Este artigo tem como  principal objeto de estudo as minisséries brasileiras. Para isso, buscamos defini-las e caracteriza-las, exemplificando-as e comparando-as com outros modos de narrar da teleficção seriada brasileira, como as telenovelas e seriados por exemplo. Procuramos traçar um breve percurso das minisséries ao longo dos anos na televisão brasileira, identificando o que as diferencia das telenovelas, principalmente, bem como sua quantidade de episódios, suas principais tramas, suas principais características etc. Para tanto, utilizaremos as definições de autores como Balogh, Pallotini e Orofino, e também falaremos um pouco sobre o folhetim, pois foi daí que surgiu o modo de narrar de forma seriada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lídia Alcantara, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Professora adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Referências

BALOGH, Ana Maria. O discurso ficcional na TV. São Paulo: EDUSP, 2002.

MEYER, Marlyse. Folhetim: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

OROFINO, Maria. Mediações na produção de TV: um estudo sobre O Auto da Compadecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

PALLOTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Perspectiva, 2012.

Referências

RONDINI, Luiz Carlos. As minisséries da Globo e a grade de programação. Intercom – Sociedade Brasileira de estudos Interdisciplinares de Comunicação. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007, p. 1-15. Disponível em http://www.adtevendo.com.br/2007. Acesso em 29/08/2013.

SOUZA, José Carlos. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: Summus, 2004.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Alcantara, L. (2021). UM BREVE ESTUDO SOBRE AS MINISSÉRIES BRASILEIRAS. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.7974