CLARICE LISPECTOR, PERSONAGEM DE ANA MIRANDA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8055Palabras clave:
Ana Miranda; Clarice Lispector; Intertextualidade; Metaficção; Romance brasileiro.Resumen
A potência de um escritor se mede por sua obra, mas também pela presença no imaginário coletivo, especialmente no de outros criadores ficcionais. Em homenagem ao centenário de nascimento de Clarice Lispector, debruço-me sobre o processo de ficcionalização da autora no romance Clarice, da carioca Ana Miranda (1951- ), publicado primeiramente em 1996 com o título Clarice Lispector, o tesouro de minha cidade e posteriormente, em 1999, com o subtítulo “ficção”. A personagem Clarice é o resultado do cruzamento de dados biográficos de Clarice Lispector com traços de personagens que povoam seus romances, contos e crônicas, numa arquitetura que ofusca os contornos entre fato e ficção e convida a leitor a emaranhar-se em inúmeros cacos de espelho, cada um refletindo uma face de Clarice Lispector. A fim de apreender marcas da escrita clariceana dispersas pelo romance de Ana Miranda, exploro quatro signos – janela, espelho, noite e mar – que são linhas de força do romance e metáforas da escrita e do ser de Lispector.
Descargas
Citas
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, forma, figuras, cores, números. 10. ed. Coordenação Carlos Sussekind. Tradução Vera da Costa e Silva et al. Rio de Janeiro: José Olympio, 1996.
GOTLIB, Nádia Batella. Clarice Fotobiografia. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2015.
MIRANDA, Ana. Clarice: ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
MELO NETO, João Cabral de. A mulher e a casa. In: ______. Os melhores poemas de João Cabral de Melo Neto. Seleção de Antonio Carlos Secchin. 6. ed. São Paulo: Global, 1998. p.142.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 fólio - Revista de Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.