FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO TRABALHO: DIFICULDADES, CONFLITOS E POSSIBILIDADES DO MÉTIER
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8366Palabras clave:
Análise do trabalho; Formação docente; VerbalizacõesResumen
Neste artigo, apresentamos as análises de um tipo de verbalização sobre o trabalho que chamamos de diálogo dirigido sobre a atividade, ou seja, uma discussão organizada em torno da escrita e leitura do plano de aula e relato da aula dada, bem como as reflexões que se abrem para solucioná-los durante a discussão com os pares. Essa atividade foi desenvolvida em um curso de extensão para formação de professores de línguas sob a perspectiva da análise do trabalho. Apoiamo-nos em um quadro teórico interdisciplinar que sustenta nossas análises e orienta a concepção do dispositivo de formação, baseado em uma postura epistemológica interacionista social. A análise dos excertos permite-nos observar que o dispositivo de formação possibilitou aos participantes observar questões sobre o seu trabalho que antes não apareciam de forma clara.
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