ESPAÇO E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9754Palabras clave:
Libras; Memória; Ensino Superior; Educação Inclusiva.Resumen
Este artigo advém de um trabalho realizado na disciplina Identidade, Espaço e Memória ao PGCULT - Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, que cursei por meio do intercâmbio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica-PROCAD/CAPES, uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e o PGCULT da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O artigo foi construído através da análise de como se relaciona o espaço e as Tecnologias Assistivas (TA), objetiva compreender de que forma o espaço vinculado com as Tecnologias Assistivas pode contribuir para o componente curricular História e Cultura Afro-brasileira e Africana, na educação dos/as surdos/as, no curso de licenciatura em Letras/Libras, e como essa disciplina pode ser representada em Libras para o contexto inclusivo do ensino superior da Universidade Federal do Maranhão, campus São Luís. Os referenciais teóricos que nortearam esse trabalho foram: Lévy (1999), Soares (1998); Canelas (2011); Gesser (2009) e Raffestin (2010). A metodologia adotada foi Análise de Narrativa, tendo por técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada e Análise documental do curso Letras/Libras da referida Universidade. As entrevistas foram realizadas com uma docente do quadro efetivo do curso Letras/Libras e um discente surdo matriculado no curso em licenciatura em Letras/Libras da UFMA/Campus de São Luís, Dessa forma o campo de pesquisa, no âmbito acadêmico, foi abordando as tecnologias assistivas que possam contribuir para ampliação das habilidades de comunicação e da resolução de dificuldades funcionais no acesso no Ensino Superior.
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Citas
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