COGNITIVE PSYCHOLOGY IN ONLINE ENGLISH CLASSES
USING INTERACTIVE VIDEOS FOR RETRIEVAL PRACTICE
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10156Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, Vídeo interativo, Prática de evocação de memória, Aprendizagem onlineResumo
O presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos participantes sobre vídeos interativos com perguntas em pop-ups como uma prática de recuperação (Experiência 1 e 2), bem como os efeitos de tal interação (Experiência 2). Foram produzidos três vídeos interativos sobre biografias de escritores famosos da literatura (Edgar Allan Poe, Arthur Conan Doyle e Agatha Christie) com diferente distribuição das perguntas e 25 participantes os assistiram e responderam a um questionário. A coleta de dados aconteceu durante o período de isolamento desencadeado pela pandemia de Covid19 quando falta de interação e distância física impuseram barreiras adicionadas à educação. Os participantes declararam que preferem e consideram ter aprendido mais com vídeos com prática de recuperação no formato de perguntas pop-up de múltipla escolha distribuídas ao longo do vídeo. Embora alguns participantes tenham se sentido preocupados durante os vídeos com interação, a maioria dos participantes afirmou que sua atenção foi maior na presença das perguntas. Vídeos educativos com prática de recuperação podem ser usados antes, durante e depois de uma aula, independentemente de sua modalidade (on-line ou presencial). Vídeos interativos mudam o comportamento dos aprendizes facilitando a aprendizagem on-line. Eles promovem mais atenção, engajamento e motivação além dos benefícios comuns da prática de evocação de memória. Pesquisas adicionais precisam ser realizadas considerando as implicações da psicologia cognitiva no aprendizado.
Downloads
Referências
ANDERSON, M. C. Chapter 8: Retrieval. In BADDELEY, A.; EYNSENCK, M. W.; ANDERSON, M. C. (Ed.) Memory. 3RD Edition. Psychology Press: East Sussex, UK, 237-276, 2020.
AGARWAL, P. K.; D’ANTONIO, L.; ROEDIGER III, H. L.; MCDERMOTT, K. B.; MCDANIEL, M. A. Classroom-based programs of retrieval practice reduce middle school and high school students’ test anxiety. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, v. 3, n. 3, p. 131-139, 2014.
ARIEL, Robert; KARPICKE, Jeffrey D. Improving self-regulated learning with a retrieval practice intervention. Journal of Experimental Psychology: Applied, v. 24, n. 1, p. 43, 2018.
BJORK, Robert A. Retrieval practice and the maintenance of knowledge. Practical aspects of memory: Current research and issues, v. 1, p. 396-401, 1988.
BRAME, Cynthia J. Effective educational videos: Principles and guidelines for maximizing student learning from video content. CBE—Life Sciences Education, v. 15, n. 4, p. es6, 2016. https://doi.org/10.1187/cbe.18-08-0171
GATES, A. I. Recitation as a factor in memorization. Archives in Psychology, 6, No 40, 1917.
GAY, L. R. The comparative effects of multiplechoice versus short-answer tests on retention. Journal of Educational Measurement, 17, 4550, 1980.
GEDERA, Dilani SP; ZALIPOUR, Arezou. Use of interactive video for teaching and learning. In: ASCILITE 2018. Australasian Society for Computers in Learning in Tertiary Education, 2018. p. 362-367.
GUO, P. J.; KIM, J.; RUBIN, R. How video production affects student engagement: an empirical study of MOOC videos. In Proceedings of the first ACM conference on Learning@ scale conference (pp. 41-50). ACM, 2014.
HAAGSMAN, M. E.; SCAGER, K.; BOONSTRA, J.; KOSTER, M. C. Pop-up questions within educational videos: Effects on students’ learning. Journal of Science Education and Technology, v. 29, n. 6, p. 713-724, 2020.
KARPICKE, Jeffrey D.; BLUNT, Janell R.; SMITH, Megan A. Retrieval-based learning: Positive effects of retrieval practice in elementary school children. Frontiers in Psychology, v. 7, p. 350, 2016.
KAY, R. H. Exploring the use of video podcasts in education: A comprehensive review of the literature. Computers in Human Behavior, 28(3), 820–831, 2012.
https://doi.org/10.1016/j.chb.2012.01.011
LARSEN, Douglas P. Planning education for long-term retention: the cognitive science and implementation of retrieval practice. In: Seminars in neurology. Thieme Medical Publishers, 2018. p. 449-456.
ROEDIGER III, Henry L.; BUTLER, Andrew C. The critical role of retrieval practice in long-term retention. Trends in cognitive sciences, v. 15, n. 1, p. 20-27, 2011.
SMITH, Megan A.; KARPICKE, Jeffrey D. Retrieval practice with short-answer, multiple-choice, and hybrid tests. Memory, v. 22, n. 7, p. 784-802, 2014.
TAFAZOLI, Dara; HUERTAS ABRIL, Cristina A.; GÓMEZ PARRA, María Elena. Technology-based review on Computer-Assisted Language Learning: A chronological perspective. Pixel-Bit: Revista de Medios y Educación, 54, 29-43., 2019.
VURAL, O. F. The Impact of a Question-Embedded Video-Based Learning Tool on E-Learning. Educational Sciences: Theory and Practice, v. 13, n. 2, p. 1315-1323, 2013.
ZAROMB, F. M., ROEDIGER III, H. L. The testing effect in free recall is associated with enhanced organizational processes. Mem Cognit 2010;38(08):995–1008, 2010.
WACHTLER, j.; HUBMANN, M.; ZÖHRER, H.; EBNER, M. An analysis of the use and effect of questions in interactive learning-videos. Smart Learning Environments, v. 3, n. 1, p. 1-16, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.