COGNITIVE PSYCHOLOGY IN ONLINE ENGLISH CLASSES

USING INTERACTIVE VIDEOS FOR RETRIEVAL PRACTICE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10156

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Vídeo interativo, Prática de evocação de memória, Aprendizagem online

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos participantes sobre vídeos interativos com perguntas em pop-ups como uma prática de recuperação (Experiência 1 e 2), bem como os efeitos de tal interação (Experiência 2). Foram produzidos três vídeos interativos sobre biografias de escritores famosos da literatura (Edgar Allan Poe, Arthur Conan Doyle e Agatha Christie) com diferente distribuição das perguntas e 25 participantes os assistiram e responderam a um questionário. A coleta de dados aconteceu durante o período de isolamento desencadeado pela pandemia de Covid19 quando falta de interação e distância física impuseram barreiras adicionadas à educação. Os participantes declararam que preferem e consideram ter aprendido mais com vídeos com prática de recuperação no formato de perguntas pop-up de múltipla escolha distribuídas ao longo do vídeo. Embora alguns participantes tenham se sentido preocupados durante os vídeos com interação, a maioria dos participantes afirmou que sua atenção foi maior na presença das perguntas. Vídeos educativos com prática de recuperação podem ser usados antes, durante e depois de uma aula, independentemente de sua modalidade (on-line ou presencial). Vídeos interativos mudam o comportamento dos aprendizes facilitando a aprendizagem on-line. Eles promovem mais atenção, engajamento e motivação além dos benefícios comuns da prática de evocação de memória. Pesquisas adicionais precisam ser realizadas considerando as implicações da psicologia cognitiva no aprendizado.

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Biografia do Autor

Melissa Bettoni, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnol do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Fernando Rossetto Gallego Campos, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFSC). Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Bettoni, M., & Campos, F. R. G. (2022). COGNITIVE PSYCHOLOGY IN ONLINE ENGLISH CLASSES: USING INTERACTIVE VIDEOS FOR RETRIEVAL PRACTICE. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10156

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados