SOBRE RESISTÊNCIA E OPRESSÃO

PERSPECTIVAS DIALÓGICAS ENTRE "PEDAGOGIA DO OPRIMIDO" E "BACURAU"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10298

Palavras-chave:

Bacurau; Educação libertadora; Paulo Freire; Pedagogia do Oprimido; Teoria da ação dialógica.

Resumo

RESUMO: Neste artigo analisamos como as reflexões propostas por Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido (1987) podem ser identificadas no filme de ficção brasileiro Bacurau, lançado em 2019, e dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Compreendemos que os personagens de Bacurau colocam em prática uma concepção libertadora de educação, tal qual propõe Freire, e estabelecem entre eles uma relação dialógica. Os sujeitos de Bacurau são livres, autônomos, e, por meio da reflexão crítica e da ação, matam os opressores, quando eles tentam impor suas práticas coloniais no povoado.

PALAVRAS-CHAVE: Bacurau; Educação libertadora; Paulo Freire; Pedagogia do Oprimido; Teoria da ação dialógica.

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Biografia do Autor

Vívian de Nazareth Santos Carvalho, Universidade Federal do Pará (Ufpa)

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Pará (Ufpa). Mestre em Ciências da Comunicação pela mesma Instituição.

Ivânia dos Santos Neves, Universidade Federal do Pará (Ufpa)

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professara da Universidade Federal do Pará (Ufpa). Realizou estagio pós-doutoral em Linguagens na Universidade Estadual Paulista de Araraquara (Unesp). Vencedora do Prêmio Jabuti 2000 na categoria livro didático. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Marília Fernanda Pereira Leite, Universidade Federal do Pará (Ufpa)

Doutoranda em Estudos linguísticos pela Universidade Federal do Pará (Ufpa). Mestra em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora Assistente da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Carvalho, V. de N. S. ., dos Santos Neves, I. ., & Pereira Leite, M. F. (2022). SOBRE RESISTÊNCIA E OPRESSÃO: PERSPECTIVAS DIALÓGICAS ENTRE "PEDAGOGIA DO OPRIMIDO" E "BACURAU". fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10298