O ROMANCE CONTEMPORÂNEO PELO VIÉS DO EFEITO ESTÉTICO

UMA LEITURA DE "A ARTE DE PRODUZIR EFEITO SEM CAUSA", DE LOURENÇO MUTARELLI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10502

Palavras-chave:

Romance, Literatura contemporânea, Mutarelli, Recepção, Efeito estético

Resumo

O artigo trata sobre a obra A arte de produzir efeito sem causa (2008), de Lourenço Mutarelli, buscando discutir a relação entre o conteúdo literário e a recepção por parte do leitor, de forma a ampliar a compreensão dos efeitos estéticos promovidos através de sua leitura. Enquanto literatura contemporânea, a multiplicidade de diálogos que o livro promove vai ao encontro da experiência sensível vivenciada no cotidiano urbano e representa a crise do sujeito e suas relações com o outro e com o mundo, em um texto construído com amplas possibilidades de atribuição de sentidos e expectativas, que nos ajuda também a compreender a estética do contemporâneo. A abordagem metodológica baseia-se em revisão bibliográfica. A leitura do romance demonstrou que o medo e a angústia são sentimentos que revelam o efeito estético provocado, que é decorrente especialmente da forma como a linguagem se manifesta e da perspectiva do narrador, marcada pela proximidade que ele mantém com os fatos. O texto manifesta a presença de muitos vazios, de maneira que seu sentido repousa muito mais no não-dito. O não preenchimento de todos os vazios textuais não compromete a interpretação realizada do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Fernandes dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Letras (Teoria Literária) pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).  Professor Substituto da Uema. Membro do grupo de pesquisa Literatura e Vida (GPLV).

Emanoel César Pires de Assis, Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Professor Adjunto II da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Professor permanente do programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). 

Referências

ECO, Umberto. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

ECO, Umberto. Obra Aberta. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996, 1 v.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1999, 2 v.

LIMA, Luiz Costa. A Literatura e o leitor. Textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

MUTARELLI, Lourenço. A arte de produzir efeito sem causa. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

QUENARD, Augusto Nemitz. O leitor enquanto matéria narrativa em Museo de la Novela de la Eterna, de Macedonio Fernández, e em Rayuela, de Julio Cortázar. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012.

ZILBERMAN, Regina. A formação do leitor. In: A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

Fernandes dos Santos, M. A., & Pires de Assis, E. C. (2022). O ROMANCE CONTEMPORÂNEO PELO VIÉS DO EFEITO ESTÉTICO : UMA LEITURA DE "A ARTE DE PRODUZIR EFEITO SEM CAUSA", DE LOURENÇO MUTARELLI. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10502