PRÁTICAS DIALÓGICAS E HUMANIZADORAS NO ENSINO REMOTO

UMA EXPERIÊNCIA COM A PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10716

Palavras-chave:

Ensino Remoto; Prática Pedagógica; Paulo Freire; Produção Textual; Tecnologias

Resumo

Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta a análise de uma experiência docente no contexto do ensino remoto como solução emergencial e provisória apresentada para os impactos causados pela pandemia da Covid-19. O lócus da pesquisa foi um Centro de Formação de Professores, no âmbito do componente curricular Oficina de Produção de Textos. O objetivo é partilhar uma experiência didático-pedagógica, mediada pelas tecnologias digitais, enfatizando as possibilidades de efetivação das práticas recomendadas por Paulo Freire na obra “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”.  Através da observação participante nas atividades empreendidas no decorrer do semestre, bem como dos dados produzidos sobre as dificuldades e impressões dos estudantes sobre o trabalho realizado na disciplina, foi possível desvelar que a abordagem dialógica e humanizada contribui para aprendizagens potentes. Além disso, os resultados proporcionaram a compreensão de que as experiências no Ensino Remoto instituíram copiosas possibilidades de ensinar, estudar e aprender numa práxis ancorada na educação online.

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Biografia do Autor

Edmila Silva de Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professora Substituta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Rogério Gusmão, Univeridade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas – GELFORPE/UESB/CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Memória, Espaço e Culturas – MESCLAS/UFRB/CNPq.

Denise Aparecida Brito Barreto, Univeridade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora  da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Silva de Oliveira, E., Gusmão, R., & Brito Barreto, D. A. (2022). PRÁTICAS DIALÓGICAS E HUMANIZADORAS NO ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA COM A PRODUÇÃO TEXTUAL. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10716