LIVRO, DISPOSITIVO DE PASSAGEM: A CASA LITERÁRIA DO ARCO DO CEGO, DE LISBOA A VILA RICA

Autores

  • Sérgio Antônio Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

Este artigo traz apontamentos de uma pesquisa que trata da história do livro e da imprensa em Minas Gerais, destacando a formação gráfica de José Joaquim Viegas Menezes, considerado um dos precursores da imprensa mineira, em Lisboa, nomeadamente na Casa Literária do Arco do Cego. O artigo destaca a edição da Casa do Arco do Cego do Tratado da gravura de Abraham Bosse, cuja tradução foi feita por Viegas, entendendo esse tratado como um dispositivo de passagem que permitiu a Viegas levar adiante, já em Vila Rica, suas habilidades gráficas. Por fim, o artigo apresenta algumas diretrizes que estão sendo tomadas num projeto de reedição desse Tratado da gravura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Antônio Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG. Pós-doutorado em História da Cultura pela Universidade Nova de Lisboa. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Silva, S. A. (2018). LIVRO, DISPOSITIVO DE PASSAGEM: A CASA LITERÁRIA DO ARCO DO CEGO, DE LISBOA A VILA RICA. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2894

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados