ESQUADRO E COMPASSO: MODOS DO PENSAR CRIADOR EM “CURTAMÃO” DE GUIMARÃES ROSA

Autores

  • Flávia Aninger de Barros Rocha Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Resumo

“Curtamão”, um dos breves contos de Tutaméia (1967) de Guimarães Rosa, traz a temática do criador que é executor ou artesão de sua obra, e que tem como motivação a poesia e a arte. Este é também defensor de sua liberdade criadora, representando a posição do escritor diante da sociedade. O alicerce de sua escrita/obra é definido pelo amor à poesia e pelos elementos da linguagem que o ajudam a construí-la. A ideia de um projeto literário cuidadosamente planejado na obra do escritor mineiro evidencia-se na alegoria da construção da casa, obra literária em contínua dinâmica e estabelecida como projeto permanente a favor do homem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Aninger de Barros Rocha, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Doutora em Letras (Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura) pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus XIV, Conceição do Coité.

 

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

Rocha, F. A. de B. (2018). ESQUADRO E COMPASSO: MODOS DO PENSAR CRIADOR EM “CURTAMÃO” DE GUIMARÃES ROSA. fólio - Revista De Letras, 2(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3623

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados