A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS TEÓRICOS POR MEIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5128Palavras-chave:
Ensino de PL2, Formação inicial de professores, Teoria e prática, Professor reflexivoResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar, sob a perspectiva dos alunos-professores em formação inicial, de que modo o trabalho prático desenvolvido por meio de monitoria voluntária durante as aulas de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) colaborou com sua formação docente no curso de Letras Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para tanto, serão explicitados os conceitos de professor reflexivo (SCHÖN, 1992; 2000) e articulação de teoria e prática nos cursos de Letras (GIMENEZ, 2005; 2011; GIMENEZ e CRISTOVÃO, 2004). O trabalho tem uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e transcritas integralmente. Foram entrevistados dois alunos de Letras, do 2° período do Curso. Ambos participaram como monitores voluntários no programa de extensão universitária PFOL da UTFPR, campus Curitiba, que tem por intuito o atendimento a estrangeiros (aulas de português), a formação de professores em pré-serviço e o desenvolvimento de pesquisas na área de ensino de PLA. Os resultados indicam que a prática propiciada pela participação dos discentes no projeto de extensão representou, para eles, um avanço significativo em sua formação e que lhes auxiliou a relacionar conceitos teóricos abordados ao longo do curso com a prática pedagógica presente nas aulas de PFOL.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença