FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO: UMA REALIDADE VIVENCIADA NA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5144

Palavras-chave:

EJA; Formação Docente; Letramento social; Material didático.

Resumo

Este estudo objetiva discutir a formação de professores a partir da utilização de materiais didáticos condizentes com a promoção do letramento social no trabalho pedagógico dentro da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa social, apoiada no estudo de caso junto a uma escola pública de Ilhéus/BA, a partir de entrevista com uma professora da EJA, voltada ao entendimento da sua formação profissional e dos modos de escolha, elaboração e utilização do material didático. Como aporte teórico, destaca-se Freire que transita pela educação de jovens e adultos em diferentes frentes, tanto no entendimento deste ambiente desafiador, quanto nas questões relacionadas aos saberes necessários ao professor para uma prática educativa transformadora e emancipatória; Tardif (2004) que aborda os saberes docentes e sua relação com a formação profissional implicados na atividade docente; Street (2015) que propõe os modelos de letramento autônomo e ideológico, com repercussão nas práticas de letramento social para apropriação da leitura e escrita; e Mello (2015), que trata a produção didática da EJA como práticas de produção e construção de saberes no meio escolar. Em síntese, discorrem-se algumas análises da voz da docente visando perscrutar a apropriação de saberes que são determinantes para a profissionalização numa prática didático-pedagógica que possa ressignificar as relações entre língua/linguagem entre os sujeitos que se encontram implicados em situações sociais pertinentes ao ambiente da EJA, a fim de contribuir para a transformação social dos sujeitos envolvidos em processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata da Silva Posso, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Mestranda  em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso.

Isabel Cristina Michelan Azevedo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (Usp), atualmente trabalha na Universidade Federal de Sergipe (UFS) tanto na graduação quanto na pós-graduação acadêmica (PPGL) e profissional (Profletras) e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). É líder do Grupo de Pesquisa em Argumentação e Retórica Aplicadas e do grupo de Estudos em Linguagem, Argumentação e Discurso, ambos com registro no CNPq.

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

Posso, R. da S., & Azevedo, I. C. M. (2019). FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO: UMA REALIDADE VIVENCIADA NA EJA. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5144