O TELETANDEM COMO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Autores

  • Rickison Cristiano de Araújo Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Fábio Marques de Souza Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5145

Palavras-chave:

Teletandem; Formação de professores; Interculturalista; Aprendizagem de línguas.

Resumo

O cenário educacional no qual estamos inseridos, é caracterizado pelas constantes transformações e surgimento de recursos tecnológicos que perpassam o contexto social e digital, proporcionando novas formas ao ensinar, aprender e formar professores de línguas. Neste sentido, o Teletandem, um contexto de aprendizagem virtual, assistida pelo computador por meio de interações através de imagens em vídeo, autônomo, colaborativo e intercultural, apresenta-se como uma oportunidade única de trocas linguísticas e culturais, desenvolvendo uma formação intercultural no estudante e no futuro professor de línguas. Este artigo objetiva discutir a respeito do Teletandem como um contexto que proporciona a aprendizagem de línguas, e em especial, a formação de professores de línguas. Para tanto, utilizamos como referencial teórico Telles (2009), Benedetti (2010), Serrani (2005) entre outros.

 

PALAVRAS-CHAVE: Teletandem; Formação de professores; Interculturalista; Aprendizagem de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rickison Cristiano de Araújo Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Integrante do Grupo de pesquisa TECLIN: Tecnologias, Culturas e Linguagens cadastrado no DGP do CNPq. 

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (Usp). Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

Silva, R. C. de A., & Souza, F. M. de. (2019). O TELETANDEM COMO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5145