LINGUAGEM COMO TRABALHO E ATIVIDADE CONSTITUTIVA EM ACOMPANHAMENTOS NEUROLINGUÍSTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8367

Palavras-chave:

Linguagem; Trabalho; Neurolinguística.

Resumo

Este artigo apresenta e discute o caráter constitutivo da linguagem a partir da perspectiva dos estudos neurolinguísticos, estendendo sua relação como trabalho que permeia experiências, interação e práticas dialógicas. A abordagem teórico-metodológica da Neurolinguística Discursiva explora essa perspectiva e envolve uma visão abrangente da linguagem no sentido de contemplar o sujeito, suas relações, o contexto histórico, social e as implicações desse processo, para que se possa operar com a linguagem, atuar com o outro, considerando o seu trabalho coletivo e os efeitos do processo de interlocução, que interferem na (re)construção de processos linguísticos. Assim, essas reflexões podem ser verificadas nos dados transcritos e descritos e nas análises propostas neste texto.

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Biografia do Autor

Iva Ribeiro Cota, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professora do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista.

Tamiles Paiva Novaes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Mestre em Linguística pela mesma Instituição.

Nirvana Ferraz Santos Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora plena do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) (CNPq/Uesb) e Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Neurolinguística (CNPq/Uesb).

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Cota, I. R., Novaes, T. P., & Sampaio, N. F. S. (2021). LINGUAGEM COMO TRABALHO E ATIVIDADE CONSTITUTIVA EM ACOMPANHAMENTOS NEUROLINGUÍSTICOS. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8367

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados