Aspectos da Lei de Resfriamento de Newton abordados em uma tarefa para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10787Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Formulação de Problemas, Experimentação, InterdiscisciplinaridadeResumo
Este estudo teve por objetivo explorar a Lei de Resfriamento proposta por Newton e realizar uma experimentação com materiais de fácil acesso, contemplando uma atividade experimental para o estudo, no Ensino Médio, da função exponencial, bem como algumas formas de caracterizá-la. No que tange ao desenvolvimento matemático da lei de resfriamento, fizemos uso da teoria básica sobre equações diferenciais ordinárias. Já para o desenvolvimento do processo de experimentação, apoiamos em competências específicas e habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, vislumbrando uma tarefa interdisciplinar envolvendo a área de Matemática e Física para o estudo de função exponencial. Guardando traços da concepção empírico-ativista, na atividade de experimentação realizada, valorizamos o desenvolvimento da atividade do aluno a partir da mobilização e coordenação de diversos registros de representações semióticas, com conteúdos e significados distintos, mas com referência ao mesmo objeto matemático. Esse estudo se mostrou bastante proeminente, por ser de fácil reprodução em sala de aula e possibilitar discussões teóricas riquíssimas acerca dos processos de experimentação, argumentação, comunicação de resultados, representações semióticas envolvidas na escrita matemática utilizada, além de permitir integrar tecnologias digitais nos processos de ensinar e aprender matemática.
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