Aspectos da Lei de Resfriamento de Newton abordados em uma tarefa para o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10787

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Formulação de Problemas, Experimentação, Interdiscisciplinaridade

Resumo

Este estudo teve por objetivo explorar a Lei de Resfriamento proposta por Newton e realizar uma experimentação com materiais de fácil acesso, contemplando uma atividade experimental para o estudo, no Ensino Médio, da função exponencial, bem como algumas formas de caracterizá-la. No que tange ao desenvolvimento matemático da lei de resfriamento, fizemos uso da teoria básica sobre equações diferenciais ordinárias. Já para o desenvolvimento do processo de experimentação, apoiamos em competências específicas e habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, vislumbrando uma tarefa interdisciplinar envolvendo a área de Matemática e Física para o estudo de função exponencial. Guardando traços da concepção empírico-ativista, na atividade de experimentação realizada, valorizamos o desenvolvimento da atividade do aluno a partir da mobilização e coordenação de diversos registros de representações semióticas, com conteúdos e significados distintos, mas com referência ao mesmo objeto matemático. Esse estudo se mostrou bastante proeminente, por ser de fácil reprodução em sala de aula e possibilitar discussões teóricas riquíssimas acerca dos processos de experimentação, argumentação, comunicação de resultados, representações semióticas envolvidas na escrita matemática utilizada, além de permitir integrar tecnologias digitais nos processos de ensinar e aprender matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

[1] STEWART, Ian. Em busca do Infinito: uma história da matemática dos primeiros números à teoria do caos. Tradução de George Schlesinger. 1ª edição. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2014.

[2] BOYCE, William E.; DIPRIMA, Richard C. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. Tradução de Valéria de Magalhães Iorio. 8ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

[3] BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.

[4] BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

[5] D. Fiorentini. Alguns modos de ver e conceber o ensino de matemática no Brasil. Revista Zetetiké, Campinas, SP, ano.3, n.4, p.1-37, 1995.

[6] BASSANEZI, Rodney C. Equações Diferenciais Ordinárias: um curso introdutório. Coleção BC&T UFABC Textos didáticos (sem data). Disponível em: http://gradmat.ufabc.edu.br/disciplinas/listas/iedo/

[7] FREITAS, José Luiz Magalhães de; REZENDE, Veridiana. Entrevista: Raymond Duval e a teoria dos registros de representação semiótica. Revista Paranaense de Educação Matemática (RPEM). Campo Mourão, v.2, n.3, p.10-34), 2013.

[8] BRASIL. Secretaria de Educação Média. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEM, 2000.

[9] BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEM, 2006.

[10] SEGOBIA, Pedro B.; SUSIN, Robson; CARGNELUTTI, Jocelaine. Aplicação da lei do resfriamento de newton em blocos cerâmicos: modelagem, resolução analítica e comparação prática dos resultados. In: I Semana da Matemática da UTFPR, 2013.

[11] MIOTTO, Carina M.; CARGNELUTTI, Jocelaine; MACHADO, Vinicio M. Aplicações das equações diferenciais na modelagem matemática da dilatação/contração térmica de cabos da rede elétrica. In: I Semana da Matemática da UTFPR, 2013.

[12] SOUZA, Luiz F. Um experimento a dilatação térmica e a lei de resfriamento. 2007. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de janeiro.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Lourenço, E., & Oliveira, P. C. (2022). Aspectos da Lei de Resfriamento de Newton abordados em uma tarefa para o Ensino Médio. Intermaths, 3(1), 125-138. https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10787

Edição

Seção

Artigos