No Chão de Huambo. Fatores que influenciam o insucesso na disciplina de Matemática, no Liceu Comandante Kapango

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i2.11185

Palavras-chave:

Alunos, Angola, Insucesso, Professores

Resumo

Este artigo resulta da Dissertação de Mestrado apresentada pela primeira autora e orientada pela segunda. Pretende-se efetuar uma reflexão em torno de alguns dos fatores que influenciam o insucesso na disciplina de Matemática, na dimensão do docente, do discente e dos pais. A investigação deriva de uma metodologia mista: qualitativa e quantitativa, em que se propõe analisar dinâmicas do estabelecimento de ensino, Liceu Comandante Kapango, da Província do Huambo, em Angola, com a finalidade de analisar o aproveitamento dos alunos em Matemática. Além dos alunos, foram também ouvidos professores, da 11º classe do Sistema de Ensino Angolano e as famílias dos alunos. Assim, colocamos a questão: Que fatores podem condicionar o sucesso da disciplina de Matemática, em Angola? Percebe-se que o insucesso dos alunos, em Matemática, pode ser influenciado por fatores intrínsecos ao próprio aluno, mas também por fatores extrínsecos. Foi possível estabelecer que os fatores intrínsecos ao aluno são agravados pelo fraco acompanhamento das famílias, na realização de tarefas escolares, e também dos professores. Neste sentido, todos os participantes desta investigação, até mesmo os próprios professores, são unânimes em afirmar que os docentes têm dificuldade em orientar melhor os alunos, pela duração das aulas.

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Biografia do Autor

Arminda Marisa Chilembo, aCentro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Lisboa, Portugal

Licenciada em Matemática Pelo Instituto Superior de Ciências da Educação-
ISCED Huambo em 2012. Mestre em Ciências da Educação na Especialidade de Politicas Publicas e
contextos Educativos em 2020 pela Universidade Lusófona de Lisboa. Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade Lusófona de Lisboa 2021/2022. Inspetora Geral da Administração Geral do Estado ( IGAE) , na Administração Municipal do Huambo. Professora Colaboradora, No Instituto Superior Politécnico Ekuikui II do Huambo. Desempenhou as funções de Consultora da Administração Municipal do Huambo pelo Sector das Cacilhas. E-mail: secretariado.ceied@ulusofona.pt

Ana Sofia António, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Lisboa, Portugal & IPLUSO Ensino Politécnico da Lusofonia, Lisboa, Portugal

Doutorada em Educação pela Universidade Lusófona, em 2013. É Mestre pela mesma Universidade, em Ciências da Educação com especialização em educação, desenvolvimento e políticas educativas. Licenciou-se em Educação na área de Matemática e Ciências, pela Escola Superior de Educação de Lisboa, em 1997. Foi professora do 1º ciclo do Ensino Básico e subdiretora, em Lisboa. É atualmente professora do 2.º ciclo do ensino básico de Matemática e Ciências Naturais, no concelho de Cascais, e
Professora Convidada da Escola Superior de Educação da Lusofonia, IPLUSO. Participou no projeto The Construction of Teacher Profession in Secondary School (1947 ¿ 1974). Training, Paths, Identities, realizado no âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento: Observatório de Políticas de
Educação e de Contextos Educativos. Integrou o projecto de investigação Educating the Global Citizen: Globalization, Educational Reform and the Politics of Equity and Inclusion in 12 Countries, com a coordenação científica do Professor Doutor António Teodoro. É investigadora do projeto; Uma
história de sucesso Portugal e o PISA (2000-2015)” e do projeto “RePeMe: E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal”. Tem sido Membro da Comissão científica Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e do World Conference on Qualitative Research. E-mail: sof_antonio@hotmail.com

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Chilembo, A. M. ., & António, A. S. (2022). No Chão de Huambo. Fatores que influenciam o insucesso na disciplina de Matemática, no Liceu Comandante Kapango. Intermaths, 3(2), 108-119. https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i2.11185

Edição

Seção

Artigos