Modelagem na Educação Matemática: da formação docente à sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i1.11442

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Concepções , Formação Profissional, Práticas Escolares , Ecologia de saberes

Resumo

Neste artigo discutimos aspectos teórico-práticos da Modelagem Matemática na região de inquérito da Educação Matemática, a começar refletindo sobre correntes genéricas, concepções específicas, modos de implementação, implicações na formação de professores e sua inserção na sala de aula. Em seguida, retomamos um projeto de modelagem e turismo local desenvolvido com estudantes da 1ª série do Ensino Médio numa escola pública situada na cidade de Rio Tinto – PB para discutir o movimento da modelagem na formação profissional e em sala de aula. Os principais resultados desta atividade desvelaram a mobilização de saberes que extrapolam os domínios da Matemática e ilustram a necessidade de uma epistemologia prática da Modelagem Matemática, da formação profissional à sala de aula. Estudos vindouros são evocados no trato de tecer relações entre saberes mobilizados numa atividade de modelagem e a ecologia dos saberes.

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Biografia do Autor

Carlos Alex Alves, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Bauru, SP, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Bauru. Professor da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). Paraíba, Brasil.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Alves, C. A. (2023). Modelagem na Educação Matemática: da formação docente à sala de aula. Intermaths, 4(1), 135-145. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i1.11442

Edição

Seção

Artigos