Abordagem de Polígonos com Materiais Didáticos Manipulativos: uma proposta de utilização do Origami e do Tangram.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i1.11784

Palavras-chave:

Materias Manipulativos , Pensamento geométrico, Polígonos, Origami, Tangram

Resumo

O presente estudo trata-se de um recorte do TCC do autor deste artigo que teve como objetivo propor e analisar a abordagem de uma situação de ensino envolvendo polígonos com o auxílio de materiais didáticos manipulativos, Origami e Tangram, visando o desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos do 6° ano do ensino fundamental. Para este artigo, objetivamos apresentar a análise de duas das atividades propostas na situação de ensino abordada, acentuando as potencialidades existentes nesse processo, além de aprofundarmos a análise realizada pelo o autor. Sobre a importância e contribuição dos materiais didáticos manipulativos no ensino da matemática tivemos como fundamentação Passos e Lorenzato, já em relação à análise e desenvolvimento da situação de ensino composta por 5 atividades, nos fundamentamos em Costa e Câmera dos Santos que abordam a teoria Vanhieliana Desenvolvimento do pensamento geométrico. A análise dos dados foi embasada nas informações obtidas nas atividades propostas da situação de ensino aplicada para 17 alunos de uma turma de 6° ano do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal de Monte Horebe-PB, realizada pelo autor deste artigo em seu TCC. Verificamos que a abordagem adotada, além de tornar as aulas dinâmicas e atribuir significado aos conceitos geométricos trabalhados, promoveu a interação e o desenvolvimento do pensamento geométrico. Além de ter sido proporcionado momentos de investigação e de desenvolvimento da criatividade.

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Biografia do Autor

Daniel de Sousa Caldeira, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Cajazeiras - PB, Brasil

Especialista em Matemática pelo Instituto Federal Da Paraíba – IFPB. Campus Cajazeiras.
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal De Campina Grande-UFCG. Campus
Cajazeiras.

Fernanda Andrea F. Silva, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Cajazeiras - PB, Brasil

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de
Pernambuco. Professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal da
Paraíba - IFPB. Campus Cajazeiras. Integrante do grupo de pesquisa Fenômenos Didáticos
na classe de matemática e do grupo de Pesquisa Didática da matemática e Semiótica e do
Grupo Cajazeirense de Pesquisa em Matemática.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Caldeira, D. de S., & Silva, F. A. F. . (2023). Abordagem de Polígonos com Materiais Didáticos Manipulativos: uma proposta de utilização do Origami e do Tangram. Intermaths, 4(1), 118-134. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i1.11784

Edição

Seção

Artigos