Abordagem de Polígonos com Materiais Didáticos Manipulativos: uma proposta de utilização do Origami e do Tangram.
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i1.11784Palavras-chave:
Materias Manipulativos , Pensamento geométrico, Polígonos, Origami, TangramResumo
O presente estudo trata-se de um recorte do TCC do autor deste artigo que teve como objetivo propor e analisar a abordagem de uma situação de ensino envolvendo polígonos com o auxílio de materiais didáticos manipulativos, Origami e Tangram, visando o desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos do 6° ano do ensino fundamental. Para este artigo, objetivamos apresentar a análise de duas das atividades propostas na situação de ensino abordada, acentuando as potencialidades existentes nesse processo, além de aprofundarmos a análise realizada pelo o autor. Sobre a importância e contribuição dos materiais didáticos manipulativos no ensino da matemática tivemos como fundamentação Passos e Lorenzato, já em relação à análise e desenvolvimento da situação de ensino composta por 5 atividades, nos fundamentamos em Costa e Câmera dos Santos que abordam a teoria Vanhieliana Desenvolvimento do pensamento geométrico. A análise dos dados foi embasada nas informações obtidas nas atividades propostas da situação de ensino aplicada para 17 alunos de uma turma de 6° ano do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal de Monte Horebe-PB, realizada pelo autor deste artigo em seu TCC. Verificamos que a abordagem adotada, além de tornar as aulas dinâmicas e atribuir significado aos conceitos geométricos trabalhados, promoveu a interação e o desenvolvimento do pensamento geométrico. Além de ter sido proporcionado momentos de investigação e de desenvolvimento da criatividade.
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