Aplicações da Matemática na Engenharia: obtenção da equação de eficiência de motores elétricos utilizando o método dos mínimos quadrados.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i1.12102

Palavras-chave:

Método dos mínimos quadrados, Regressão polinomial, Regressão linear, Equação de eficiência de motores elétricos

Resumo

A eletrificação de veículos vem crescendo em larga escala, uma das etapas do projeto de eletrificação é a verificação da autonomia do veículo para diferentes perfis de uso urbano e em estradas. Para isso se faz necessário determinar a equação da eficiência do motor elétrico, em função dos valores de torque e velocidade do motor. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma equação matemática que descreve a eficiência de um motor elétrico. Utiliza-se o método dos mínimos quadrados para determinação dos coeficientes de regressão. Explica-se o passo a passo da regressão linear e polinomial utilizando o método dos mínimos quadrados em aplicações que fazem parte do quotidiano do engenheiro eletricista.

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Biografia do Autor

Lisandra Kittel Ries, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis - SC, Brasil

Possui graduação (2010), mestrado (2013) e doutorado (2018) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil. Também concluiu graduação e mestrado em 2010 pelo Instituto Nacional Politécnico de Toulouse (INPT) na França, por meio de um programa de dupla titulação (BRAFITEC). É atualmente professora adjunta no departamento de Eletrotécnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Florianópolis. Suas pesquisas de interesse incluem eletrônica de potência, fontes de energia renováveis e metodologias de ensino para Engenharia Elétrica.

Juliano Bitencourt Padilha, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis - SC, Brasil

Possui doutorado e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo concluído seus estudos em 2016 e 2010, respectivamente. Além disso, concluiu a graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2008 e obteve formação técnica em Eletrotécnica no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria em 2003. Atualmente, trabalha como professor no Câmpus Florianópolis-Centro do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Suas áreas de interesse incluem a concepção e análise de dispositivos eletromagnéticos, programação e análise de dados.

Adilson Pacheco Bortoluzzi, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis - SC, Brasil

Possui curso técnico em eletrotécnica pela escola técnica general Oswaldo Pinto Da Veiga (1988). Graduação em Engenharia Elétrica pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2001). Mestre pela Fundação Universidade Regional de Blumenau na área de sistemas de potência (2012). É atualmente professor adjunto no departamento de Eletrotécnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Florianópolis. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica , com ênfase em componentes de sistemas elétricos de potência. Atuando principalmente nos seguintes temas: Máquinas elétricas, filtros harmônicos passivos e instalações elétricas industriais.

Anesio Felipe Zeitune, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis - SC, Brasil

Possui graduação (2006), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil. Além disso, concluiu pós-graduação lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho (2016) pela Universidade Brasil. É atualmente professor no Departamento Acadêmico de Eletrotécnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Florianópolis. Suas áreas de interesse incluem sistemas de potência em regime permanente, análise de transitórios e fontes de energia renováveis.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Ries, L. K., Padilha, J. B. ., Bortoluzzi, A. P. ., & Zeitune, A. F. . (2023). Aplicações da Matemática na Engenharia: obtenção da equação de eficiência de motores elétricos utilizando o método dos mínimos quadrados. Intermaths, 4(1), 67-77. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i1.12102

Edição

Seção

Artigos