Metodologias Ativas e a Modelagem Matemática para a Geração de Energia por meio de Placas Fotovoltaicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i1.14465

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Modelagem Matemática, Aprendizagem Significativa, Placas Fotovoltaicas

Resumo

Neste trabalho discutimos de forma sucinta a importância do uso das metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) e a Modelagem Matemática, objetivando a produção de benefícios significativos para a educação, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios do mundo atual, ao mesmo tempo em que tornam a aprendizagem da Matemática mais envolvente e significativa. Realizamos um trabalho de Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem com tema central relacionado às placas fotovoltaicas cujo objetivo consiste em modelar o ângulo de inclinação de instalação de placas fotovoltaicas para a geração de energia buscando maximizar do fluxo de energia luminosa e assim ter maior produção de energia.

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Biografia do Autor

Luciana Mafalda Elias de Assis, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas - UNEMAT/Sinop, MT, Brasil

Possui graduação Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade Católica Integrada de Palmas – PR, pós-graduado em Modelagem Matemática em Ensino-aprendizagem pela Universidade Federal do Mato Grosso mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – Profmat pela Universidade do Estado de Mato Grosso do Campus de Sinop. Atualmente é professor na Educação Básica da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso.

Maurocir Silva, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Cuiabá/MT, Brasil

Possui graduação Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade Católica Integrada de Palmas – PR, pós-graduado em Modelagem Matemática em Ensino-aprendizagem pela Universidade Federal do Mato Grosso mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – Profmat pela Universidade do Estado de Mato Grosso do Campus de Sinop. Atualmente é professor na Educação Básica da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso.

Raul Abreu de Assis, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas - UNEMAT/Sinop, MT, Brasil

Possui doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado pela Universidade de Estudos de Torino (UNITO) na Itália. Atualmente é professor associado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área Matemática Aplicada, com ênfase em Biomatemática, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmicas evolutivas, modelos de evolução e equações diferenciais.

 

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Assis, L. M. E. de, Silva, M., & de Assis, R. A. (2024). Metodologias Ativas e a Modelagem Matemática para a Geração de Energia por meio de Placas Fotovoltaicas. Intermaths, 5(1), 67-83. https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i1.14465

Edição

Seção

Artigos