Metodologias Ativas e a Modelagem Matemática para a Geração de Energia por meio de Placas Fotovoltaicas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i1.14465

Keywords:

Project-Based Learning; Mathematical Modeling; Meaningful Learning; Photovoltaic Panels.

Abstract

In this work we briefly discuss the importance of using active methodologies such as Project-Based Learning (ABProj) and Mathematical Modeling, aiming to produce significant benefits for education, allowing students to develop the skills and competencies necessary to face the challenges of today's world, while making Mathematics learning more engaging and meaningful. We carry out Mathematical Modeling work as a teaching and learning strategy with a central theme related to photovoltaic panels whose objective is to model the inclination angle of installing photovoltaic panels for energy generation, seeking to maximize the flow of light energy and thus have greater production of energy.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Luciana Mafalda Elias de Assis, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas - UNEMAT/Sinop, MT, Brasil

Possui graduação Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade Católica Integrada de Palmas – PR, pós-graduado em Modelagem Matemática em Ensino-aprendizagem pela Universidade Federal do Mato Grosso mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – Profmat pela Universidade do Estado de Mato Grosso do Campus de Sinop. Atualmente é professor na Educação Básica da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso.

Maurocir Silva, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Cuiabá/MT, Brasil

Possui graduação Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade Católica Integrada de Palmas – PR, pós-graduado em Modelagem Matemática em Ensino-aprendizagem pela Universidade Federal do Mato Grosso mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – Profmat pela Universidade do Estado de Mato Grosso do Campus de Sinop. Atualmente é professor na Educação Básica da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso.

Raul Abreu de Assis, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas - UNEMAT/Sinop, MT, Brasil

Possui doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado pela Universidade de Estudos de Torino (UNITO) na Itália. Atualmente é professor associado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área Matemática Aplicada, com ênfase em Biomatemática, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmicas evolutivas, modelos de evolução e equações diferenciais.

 

References

M. S. Biembengut e N. Hein, “Modelagem Matemática no Ensino”, 3ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

R. C. Bassanezi, “Modelagem Matemática: teoria e prática”, São Paulo: Editora Contexto, 2003.

M. Silva. Placas Fotovoltaicas – Aprendizagem Baseada em Projetos: uma aplicação de Modelagem Matemática para o Ensino Médio. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT, Matemática, Universidade Estadual de Mato, 2023.

J. Moran, “Mudando a educação com metodologias ativas. In: A.C. Souza e O. E. T. Morales”. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa – PR: Foca Foto – PROEX/UEPG, 2015.

F. Hernandez e M. A. Ventura. Organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

G. Kaiser e B. Schwarz e S. Tiedemann. Future teachers’ professional knowledge on modeling. In: Modeling Students' Mathematical Modeling Competencies. Springer, Boston, MA, 2010. p. 433-444.

Brasil, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/.

R. A. Lopez. Energia solar para produção de eletricidade. São Paulo: Artliber, 2012.

Alpha Solar Energia Sustentável. https://alphasolar.com.br/sistema-fotovoltaico-de-energia-solar/

J. Pinho e M. Galdino. Manual de engenharia para sistemas fotovoltaicos. Rio de Janeiro: Cepel-Cresesb, 2014.

R. Asth. Sol: o que é, características, camadas e distância da Terra. Toda Matéria, [s.d.]. https://www.todamateria.com.br/sol/

Memorial Spacelights. https://www.celestis.com/resources/faq/what-are-the-azimuth-and-elevation-of-a-satellite/

Responde aí. Coordenadas Esféricas. https://www.respondeai.com.br/conteudo/calculo/integrais-triplas/mudanca-para-coordenadas-esfericas/533

A & C Arquitetura. Posicionamento da Edificação com relação ao Sol. http://aec.arq.br/48-2/

Ferramentas para designers e consumidores de energia solar. www.sunearthtools.com

Centro de Referência das Energias Solar e Eólica Sergio de S. Brito / CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica. http://www.cresesb.cepel.br/index.php#data

Manual Slib. https://www.manualslib.com/manual/2107347/Bosch-C-Si-M60-Na-30119.html?page=7#manual

Published

2024-06-30

How to Cite

Assis, L. M. E. de, Silva, M., & de Assis, R. A. (2024). Metodologias Ativas e a Modelagem Matemática para a Geração de Energia por meio de Placas Fotovoltaicas. INTERMATHS, 5(1), 67-83. https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i1.14465

Issue

Section

Artigos