Relato de um projeto de monitoria: discussões sobre ensino e aprendizagem na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9815

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Monitoria, Recursos metodológicos

Resumo

Este texto tem como objetivo relatar sobre um projeto de monitoria, especificamente sobre uma discussão ocorrida em um dos fóruns da disciplina Fundamentos de Matemática IV, que tratou sobre aplicação ou contextualização do conteúdo de determinantes. A monitoria voluntária ocorreu entre os meses de março a junho de 2021, na disciplina de Fundamentos de Matemática IV, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Essa disciplina é de caráter obrigatório, oferecida no 2º semestre do curso. O Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA presencial UFRB, foi a sala de aula. Além das questões matemáticas desenvolvidas na disciplina, foram propostas reflexões didáticas sobre ensino e aprendizagem, especificamente acerca dos conteúdos estudados, por meio de artigos científicos ou relatos de experiências. Textos estes que abordavam a utilização de atividades diferenciada, como jogos, por exemplo, assim como algumas tendências da Educação Matemática, entre elas Modelagem Matemática e História da Matemática. Pode-se perceber que a partir das discussões, os estudantes, futuros professores de Matemática, começaram a refletir sobre estratégias metodológicas diferenciadas que podem ser desenvolvidas em sala de aula em suas futuras práticas. Além disso, o projeto propiciou aos monitores refletirem criticamente sobre a docência, e iniciarem na pesquisa.

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Biografia do Autor

Jonas Santana da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa-BA, Brasil

Licenciando em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Milena Passos dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa-BA, Brasil

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa-BA, Brasil

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa, BA. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Referências

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Silva, J. S. da, Santos, M. P. dos, & Madruga, Z. E. de F. (2021). Relato de um projeto de monitoria: discussões sobre ensino e aprendizagem na Educação Básica. Intermaths, 2(2), 319-327. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9815

Edição

Seção

Dossiê