Relato de um projeto de monitoria: discussões sobre ensino e aprendizagem na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9815Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Monitoria, Recursos metodológicosResumo
Este texto tem como objetivo relatar sobre um projeto de monitoria, especificamente sobre uma discussão ocorrida em um dos fóruns da disciplina Fundamentos de Matemática IV, que tratou sobre aplicação ou contextualização do conteúdo de determinantes. A monitoria voluntária ocorreu entre os meses de março a junho de 2021, na disciplina de Fundamentos de Matemática IV, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Essa disciplina é de caráter obrigatório, oferecida no 2º semestre do curso. O Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA presencial UFRB, foi a sala de aula. Além das questões matemáticas desenvolvidas na disciplina, foram propostas reflexões didáticas sobre ensino e aprendizagem, especificamente acerca dos conteúdos estudados, por meio de artigos científicos ou relatos de experiências. Textos estes que abordavam a utilização de atividades diferenciada, como jogos, por exemplo, assim como algumas tendências da Educação Matemática, entre elas Modelagem Matemática e História da Matemática. Pode-se perceber que a partir das discussões, os estudantes, futuros professores de Matemática, começaram a refletir sobre estratégias metodológicas diferenciadas que podem ser desenvolvidas em sala de aula em suas futuras práticas. Além disso, o projeto propiciou aos monitores refletirem criticamente sobre a docência, e iniciarem na pesquisa.
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Referências
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