Relato de um projeto de monitoria: discussões sobre ensino e aprendizagem na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9815

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Monitoria, Recursos metodológicos

Resumo

Este texto tem como objetivo relatar sobre um projeto de monitoria, especificamente sobre uma discussão ocorrida em um dos fóruns da disciplina Fundamentos de Matemática IV, que tratou sobre aplicação ou contextualização do conteúdo de determinantes. A monitoria voluntária ocorreu entre os meses de março a junho de 2021, na disciplina de Fundamentos de Matemática IV, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Essa disciplina é de caráter obrigatório, oferecida no 2º semestre do curso. O Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA presencial UFRB, foi a sala de aula. Além das questões matemáticas desenvolvidas na disciplina, foram propostas reflexões didáticas sobre ensino e aprendizagem, especificamente acerca dos conteúdos estudados, por meio de artigos científicos ou relatos de experiências. Textos estes que abordavam a utilização de atividades diferenciada, como jogos, por exemplo, assim como algumas tendências da Educação Matemática, entre elas Modelagem Matemática e História da Matemática. Pode-se perceber que a partir das discussões, os estudantes, futuros professores de Matemática, começaram a refletir sobre estratégias metodológicas diferenciadas que podem ser desenvolvidas em sala de aula em suas futuras práticas. Além disso, o projeto propiciou aos monitores refletirem criticamente sobre a docência, e iniciarem na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jonas Santana da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa-BA, Brasil

Licenciando em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Milena Passos dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa-BA, Brasil

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa-BA, Brasil

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa, BA. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Referências

L. Matoso, “A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência”, Revista Científica da Escola da Saúde, v. 2, p. 77–83, set. 2014. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/567/461. Acesso em: 21 out. 2021.

C. Silva, L. Mendonça e F. Martins, “O jogo como Recurso Metodológico no Ensino de Matrizes e Determinantes”, Campina Grande: Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciência. Anais. 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/57035. Acesso em: 01 mar. 2021.

M. C. Goldberg, “Educação e qualidade: repensando conceitos”, Revista brasileira de estudos pedagógicos. São Paulo, v. 79, p. 35–50, set./dez. 1998.

Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em 31 jul. 2021.

Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em 30 out. 2021.

J. Silva, T. Jesus e Z. E. F. Madruga, “O Jogo como Auxílio para a Aprendizagem de Determinantes: Uma proposta para o 2º ano do Ensino Médio”. Encontro Catarinense de Educação Matemática. Anais. Santa Catarina, 2021. Disponível em: http://www.sbem.com.br/eventos/index.php/SP/ECEM/paper/view/2054/1399. Acesso em: 30 out. 2021.

M. Bezerra e Z. E. F. Madruga, “Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio”, Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 349–367, 25 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Silva, J. S. da, Santos, M. P. dos, & Madruga, Z. E. de F. (2021). Relato de um projeto de monitoria: discussões sobre ensino e aprendizagem na Educação Básica. INTERMATHS, 2(2), 319-327. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9815

Edição

Seção

Dossiê