A Importância das Narrativas para as Pesquisas em Etnomodelagem
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9831Palavras-chave:
Educação Matemática, Narrativas, Etnomodelagem, CulturaResumo
Este artigo teórico objetiva compreender as possíveis relações e contribuições das narrativas para o desenvolvimento de pesquisas que versam sobre a Etnomodelagem. Entende-se que as narrativas auxiliam na compreensão de fatos históricos e inerentes às diferentes culturas. Nesse sentido, acredita-se que essas ações podem ir ao encontro das pesquisas em Etnomodelagem, uma vez que, sua utilização ocorre por meio da observação dos conhecimentos tácitos de grupos culturais e as possiveis relações que esses conhecimentos podem ter com a Matemática acadêmica. Assim, observa-se que os dialógos com as pessoas que compõem o grupo cultural investigado, podem ser uma promissora fonte de dados para compreender as relações estabelecidas pelo pesquisador, subsidiando a abordagem glocal, a qual conecta os conhecimentos tácitos aos acadêmicos por meio da construção de etnomodelos. Por conseguinte, destaca-se que a Etnomodelagem, para além de contribuir com o ensino de Matemática, possibita a valorização das diferentes culturas.
Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino Fundamental, MEC. Brasília. 2017.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática & Resolução de Problemas, Projetos e Etnomatemática: Pontos Confluentes. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.7, n.2, p.197-219, novembro 2014 ISSN 1982-5153.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo – Editora Livraria Física – 2016.
CORTES, D. P. O. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem. 2017. 226 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
CUNHA, J. L. CARDÔZO, L. S. Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 141-162, out./dez. 2011.
D’AMBROSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na educação matemática. In: BICUCO, M. A. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas, Editora UNESP, São Paulo, pp. 97-115, 1999.
D’AMBROSIO, U. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, v.10, n.1, jan./jun. 2008.
GALVÃO, C. NARRATIVAS EM EDUCAÇÃO. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.
LIMA, V. M. R.; GESSINGER, R. M. Narrativas e pesquisa educacional: alguns questionamentos. In.: LIMA, V. M. R,; HARRES, J. B. S.; PAULA, M. C. P. Caminhos da pesquisa qualitativa no campo da Educação em Ciências: pressupostos, abordagens e possibilidades. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018, p. 111-125
PIMENTEL, C. C. Etnomodelagem: uma abordagem de conceitos geométricos no cemitério de Arraias – TO. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2019.
REIS, P. R. AS NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente, SP, ano XIV, v. 15, n. 16, p. 17-34, jan./dez. 2008
ROSA, M. OREY, D. Etnomodelagem como um movimento de globalização nos contextos da Etnomatemática e da Modelagem. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista (BA), v.5, n.11, janeiro-abril / 2020.
SANTOS, J. Produção Artesanal de Chocolate e Etnomodelagem: construção do conceito de função por estudantes do Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 INTERMATHS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All content of Revista INTERMATHS/Journal INTERMATHS is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).