A Importância das Narrativas para as Pesquisas em Etnomodelagem
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9831Palavras-chave:
Educação Matemática, Narrativas, Etnomodelagem, CulturaResumo
Este artigo teórico objetiva compreender as possíveis relações e contribuições das narrativas para o desenvolvimento de pesquisas que versam sobre a Etnomodelagem. Entende-se que as narrativas auxiliam na compreensão de fatos históricos e inerentes às diferentes culturas. Nesse sentido, acredita-se que essas ações podem ir ao encontro das pesquisas em Etnomodelagem, uma vez que, sua utilização ocorre por meio da observação dos conhecimentos tácitos de grupos culturais e as possiveis relações que esses conhecimentos podem ter com a Matemática acadêmica. Assim, observa-se que os dialógos com as pessoas que compõem o grupo cultural investigado, podem ser uma promissora fonte de dados para compreender as relações estabelecidas pelo pesquisador, subsidiando a abordagem glocal, a qual conecta os conhecimentos tácitos aos acadêmicos por meio da construção de etnomodelos. Por conseguinte, destaca-se que a Etnomodelagem, para além de contribuir com o ensino de Matemática, possibita a valorização das diferentes culturas.
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