A Importância das Narrativas para as Pesquisas em Etnomodelagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9831

Palavras-chave:

Educação Matemática, Narrativas, Etnomodelagem, Cultura

Resumo

Este artigo teórico objetiva compreender as possíveis relações e contribuições das narrativas para o desenvolvimento de pesquisas que versam sobre a Etnomodelagem. Entende-se que as narrativas auxiliam na compreensão de fatos históricos e inerentes às diferentes culturas. Nesse sentido, acredita-se que essas ações podem ir ao encontro das pesquisas em Etnomodelagem, uma vez que, sua utilização ocorre por meio da observação dos conhecimentos tácitos de grupos culturais e as possiveis relações que esses conhecimentos podem ter com a Matemática acadêmica. Assim, observa-se que os dialógos com as pessoas que compõem o grupo cultural investigado, podem ser uma promissora fonte de dados para compreender as relações estabelecidas pelo pesquisador, subsidiando a abordagem glocal, a qual conecta os conhecimentos tácitos aos acadêmicos por meio da construção de etnomodelos. Por conseguinte, destaca-se que a Etnomodelagem, para além de contribuir com o ensino de Matemática, possibita a valorização das diferentes culturas.

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Biografia do Autor

Jailda da Silva dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa-BA, Brasil

Graduanda em Licenciatura em Matemática no Centro de Formação de Professores na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC). Bolsista de Iniciação Cientifica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC - CNPq).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa-BA, Brasil

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa, BA. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Santos, J. da S. dos, & Elizabete de Freitas Madruga, Z. (2021). A Importância das Narrativas para as Pesquisas em Etnomodelagem. INTERMATHS, 2(2), 195-211. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9831

Edição

Seção

Dossiê