Reflexão de uma futura professora sobre o ensino de álgebra através da modelagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9644

Palavras-chave:

Critérios de adequação didática, Ensino de Álgebra, Modelagem Matemática, Reflexão na formação de professores

Resumo

Há um amplo consenso sobre a importância de trabalhar as competências matemáticas em todos os níveis de ensino, entre os quais se destaca a modelagem matemática. Dada a sua relevância como ferramenta para a resolução de problemas de contextos reais, este artigo aborda esta competência na perspectiva da reflexão de uma futura professora de matemática. Nesta linha, analisa-se a reflexão feita por uma futura professora em sua Dissertação Final de Mestrado sobre o papel da modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de álgebra. Para isso, foi utilizada a ferramenta Critérios de Adequação Didática, a mesma com a qual a futura professora desenvolveu a sua reflexão. Em termos metodológicos, realizou-se uma análise de conteúdo desta reflexão e, no ponto de vista da extensão, desenvolveu-se um estudo de caso no contexto de um curso de mestrado profissionalizante em formação de professores de matemática. Dos resultados obtidos, destaca-se que a futura professora, ao fazer comentários sobre modelagem em sua reflexão, privilegiou os critérios epistêmico, cognitivo e ecológico. Além disso, conclui-se que a ferramenta Critérios de Adequação Didática permitiu evidenciar as noções teórico-procedimentais sobre a modelagem subjacentes à sua reflexão.

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Biografia do Autor

Carlos Ledezma, Universitat de Barcelona, España

Mestre em Didática da Matemática pelo Instituto de Matemática da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (IMA-PUCV). Atualmente cursa o doutorado na linha de pesquisa de Didática das Ciências Experimentais e da Matemática na Universitat de Barcelona (UB). Seu tema de pesquisa é a modelagem matemática na formação de professores.

Adriana Breda, Universitat de Barcelona, España

Estágio pós-doutoral pela Freie Universität Bozen. Pós-doutora pela Universitat de Barcelona (UB). Mestra e Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é professora e pesquisadora na Universitat de Barcelona (UB). Seu tema de pesquisa é o desenvolvimento da reflexão na formação de professores de matemática.

Alicia Sánchez, Universitat de Barcelona, España

Doutora em Formação de Professores pela Universitat de Barcelona (UB), com estágio doutoral na National and Kapodistrian University of Athens (UA). Professora e pesquisadora na Universitat de Barcelona (UB). Seu tema de pesquisa é o desenvolvimento da criatividade na formação de professores de matemática

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Ledezma, C., Breda, A., & Sánchez, A. (2021). Reflexão de uma futura professora sobre o ensino de álgebra através da modelagem matemática. Intermaths, 2(2), 227-244. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9644

Edição

Seção

Dossiê