O trabalho com a produção textual escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: das orientações currículares às ações em sala de aula

Autores

  • Douglas Corrêa da Rosa Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.2.2-5

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Produção Escrita de textos, Orientações Curriculares

Resumo

O ensino da produção textual escrita está entre os temais mais suscitados em formações continuadas por alguns professores que atuam na Educação Básica, isso porque ensinar a escrita é algo complexo, que demanda tempo e método. Diante isso, este artigo tem por escopo discutir quais são as orientações para o ensino da produção textual escrita contidas no documento curricular que organiza o ensino nos Anos Inicias do Ensino Fundamental em um município do Oeste do Paraná. Além disso, analisaremos, a partir de uma entrevista semiestruturada realizada com oito docentes dos anos iniciais, como o trabalho com a escrita é encaminhado em sala de aula. As discussões são balizadas em conceitos teóricos desenvolvidos por pensadores que compõe o que se designa atualmente como sendo o Círculo de Bakhtin, além de pesquisadores brasileiros que se dedicam ao ensino da produção textual escrita na escola pública. Os resultados destacaram que os professores conhecem a proposta curricular para a disciplina de LP, que organizam atividades a partir dos gêneros do discurso, porém, ainda encaminham atividades de escrita que não primam pelo caráter interativo e dialógico da linguagem.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

da Rosa, D. C. . (2023). O trabalho com a produção textual escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: das orientações currículares às ações em sala de aula. Língu@ Nostr@, 8(2), 83 - 103. https://doi.org/10.29327/232521.2.2-5