O trabalho com a produção textual escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: das orientações currículares às ações em sala de aula

Authors

  • Douglas Corrêa da Rosa Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.2.2-5

Keywords:

Ensino de Língua Portuguesa, Produção Escrita de textos, Orientações Curriculares

Abstract

O ensino da produção textual escrita está entre os temais mais suscitados em formações continuadas por alguns professores que atuam na Educação Básica, isso porque ensinar a escrita é algo complexo, que demanda tempo e método. Diante isso, este artigo tem por escopo discutir quais são as orientações para o ensino da produção textual escrita contidas no documento curricular que organiza o ensino nos Anos Inicias do Ensino Fundamental em um município do Oeste do Paraná. Além disso, analisaremos, a partir de uma entrevista semiestruturada realizada com oito docentes dos anos iniciais, como o trabalho com a escrita é encaminhado em sala de aula. As discussões são balizadas em conceitos teóricos desenvolvidos por pensadores que compõe o que se designa atualmente como sendo o Círculo de Bakhtin, além de pesquisadores brasileiros que se dedicam ao ensino da produção textual escrita na escola pública. Os resultados destacaram que os professores conhecem a proposta curricular para a disciplina de LP, que organizam atividades a partir dos gêneros do discurso, porém, ainda encaminham atividades de escrita que não primam pelo caráter interativo e dialógico da linguagem.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AMOP. Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Currículo básico para a escola pública municipal da região Oeste do Paraná. Educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais). Cascavel: ASSOESTE, 2015.

ANTUNES, I. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 163-179.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 1992 [1979].

BRITO, P. L. Em terra de surdos-mudos. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984, p. 109-119.

COSTA-HÜBES, T. da C. O processo de formação continuada dos professores do Oeste do Paraná. Um resgate histórico-reflexivo da formação em Língua Portuguesa. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2008.

COSTA-HÜBES, T. da C. Reflexões sobre os encaminhamentos de produção textual: enunciados em diálogo com outros enunciados. Anais... X Encontro do CELSUL, Cascavel: Unioeste, 2012, CD-ROM, ISBN 9788575901144.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95-147.

FERRAREZI JR., C.; CARVALHO, R. S. de. Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Parábola, 2015.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ROSA, D. C. da. O ensino da produção textual escrita na formação inicial do professor de Língua Portuguesa: das bases teórico-metodológicas às ações em sala de aula. 2019. Tese (Doutorado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel – PR.

SERCUNDES, M. M. I. Ensinado a escrever. In: CHIAPPINI, L.; GERALDI, J. W. (Coords.). Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 2011, p. 79-100.

VOLOCHÍNOV, V. Que é linguagem? In: VOLOCHÍNOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução e Notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro &João Editores, 2013[1930], p. 131-156.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grilo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017[1929].

Published

2023-07-24

How to Cite

da Rosa, D. C. . (2023). O trabalho com a produção textual escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: das orientações currículares às ações em sala de aula. Língu@ Nostr@, 8(2), 83 - 103. https://doi.org/10.29327/232521.2.2-5