Abordagem didática para a análise linguística do conto “a moça tecelã”

Autores

  • Adélli Bortolon Bazza Universidade Estadual de Maringá
  • Fernanda Trevizan e Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Helena Gabriela Montemezzo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13230

Palavras-chave:

Análise linguística, Gênero, Conto

Resumo

Nas últimas décadas, houve muitas mudanças na forma de se compreender a educação e a linguagem. Partindo de uma visada interacionista, propôs-se reformular o trabalho em sala de aula. Em relação ao ensino da Língua Portuguesa, isso implicou trazer para o centro da prática o trabalho com os gêneros, de forma a aproximar a sala de aula com o cotidiano dos alunos. Além das atividades de leitura e escrita, que assumiram um caráter discursivo e mais concreto, o ensino da reflexão sobre a língua foi repensado. Em lugar da metodologia tradicional do ensino da gramática, teóricos e documentos oficiais (PCN, DCE) apontam o método da Análise Linguística como desejável e eficaz. Dessa forma, neste trabalho, propõe-se uma reflexão sobre possíveis aplicações do trabalho de Análise Linguística a o conto “A moça tecelã”, de Marina Colasanti. Como em uma perspectiva interacionista o trabalho com a língua se dá imbricado com o trabalho de leitura e de escrita, apresenta-se uma sequência didática em que se desenvolvem atividades de compreensão do texto, as quais culminam na reflexão sobre como determinadas expressões constroem sentidos (atividade epilinguística) e sobre como esses recursos podem ser classificados e sistematizados pelas teorias gramaticais (atividade metalinguística).

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Biografia do Autor

Adélli Bortolon Bazza, Universidade Estadual de Maringá

Adélli Bortolon Bazza, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento do Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá

Fernanda Trevizan e Silva, Universidade Estadual de Maringá

Fernanda Trevizan e Silva, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda de Letras Português-Inglês na Universidade Estadual de Maringá

Helena Gabriela Montemezzo, Universidade Estadual de Maringá

Helena Gabriela Montemezzo, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda de Letras Português-Inglês na Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2017-08-06

Como Citar

Bazza, A. B. ., e Silva, F. T. ., & Montemezzo, H. G. . (2017). Abordagem didática para a análise linguística do conto “a moça tecelã”. Língu@ Nostr@, 5(1), 20 - 35. https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13230