Abordagem didática para a análise linguística do conto “a moça tecelã”
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13230Palavras-chave:
Análise linguística, Gênero, ContoResumo
Nas últimas décadas, houve muitas mudanças na forma de se compreender a educação e a linguagem. Partindo de uma visada interacionista, propôs-se reformular o trabalho em sala de aula. Em relação ao ensino da Língua Portuguesa, isso implicou trazer para o centro da prática o trabalho com os gêneros, de forma a aproximar a sala de aula com o cotidiano dos alunos. Além das atividades de leitura e escrita, que assumiram um caráter discursivo e mais concreto, o ensino da reflexão sobre a língua foi repensado. Em lugar da metodologia tradicional do ensino da gramática, teóricos e documentos oficiais (PCN, DCE) apontam o método da Análise Linguística como desejável e eficaz. Dessa forma, neste trabalho, propõe-se uma reflexão sobre possíveis aplicações do trabalho de Análise Linguística a o conto “A moça tecelã”, de Marina Colasanti. Como em uma perspectiva interacionista o trabalho com a língua se dá imbricado com o trabalho de leitura e de escrita, apresenta-se uma sequência didática em que se desenvolvem atividades de compreensão do texto, as quais culminam na reflexão sobre como determinadas expressões constroem sentidos (atividade epilinguística) e sobre como esses recursos podem ser classificados e sistematizados pelas teorias gramaticais (atividade metalinguística).
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