Abordagem didática para a análise linguística do conto “a moça tecelã”

Authors

  • Adélli Bortolon Bazza Universidade Estadual de Maringá
  • Fernanda Trevizan e Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Helena Gabriela Montemezzo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13230

Keywords:

Análise linguística, Gênero, Conto

Abstract

Nas últimas décadas, houve muitas mudanças na forma de se compreender a educação e a linguagem. Partindo de uma visada interacionista, propôs-se reformular o trabalho em sala de aula. Em relação ao ensino da Língua Portuguesa, isso implicou trazer para o centro da prática o trabalho com os gêneros, de forma a aproximar a sala de aula com o cotidiano dos alunos. Além das atividades de leitura e escrita, que assumiram um caráter discursivo e mais concreto, o ensino da reflexão sobre a língua foi repensado. Em lugar da metodologia tradicional do ensino da gramática, teóricos e documentos oficiais (PCN, DCE) apontam o método da Análise Linguística como desejável e eficaz. Dessa forma, neste trabalho, propõe-se uma reflexão sobre possíveis aplicações do trabalho de Análise Linguística a o conto “A moça tecelã”, de Marina Colasanti. Como em uma perspectiva interacionista o trabalho com a língua se dá imbricado com o trabalho de leitura e de escrita, apresenta-se uma sequência didática em que se desenvolvem atividades de compreensão do texto, as quais culminam na reflexão sobre como determinadas expressões constroem sentidos (atividade epilinguística) e sobre como esses recursos podem ser classificados e sistematizados pelas teorias gramaticais (atividade metalinguística).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adélli Bortolon Bazza, Universidade Estadual de Maringá

Adélli Bortolon Bazza, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento do Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá

Fernanda Trevizan e Silva, Universidade Estadual de Maringá

Fernanda Trevizan e Silva, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda de Letras Português-Inglês na Universidade Estadual de Maringá

Helena Gabriela Montemezzo, Universidade Estadual de Maringá

Helena Gabriela Montemezzo, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda de Letras Português-Inglês na Universidade Estadual de Maringá

References

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. de M.M.E.G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

______. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. de M. Lahud e Y.W. Pereira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1º. e 2º. Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília, 1998.

______. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3º. e 4º. Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília, 1998.

COLASANTI, M. 2003. A moça tecelã. In: Doze reis e moça no labirinto do vento. 11 ed. São Paulo: Global.

FRANCO JUNIOR, A. Operadores de Leitura da Narrativa. In: BONNICI, Thomas;

ZOLIN, L. O. (Org.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2009.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo. Martins Fontes, 1993.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO,

A. P. et al. (org.) Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro : Lucerna, 2002, p. 19-36

MENEGASSI, R. J.; SANTOS, A. R. dos; RITTER, L. C. B.. Escrita e Ensino. 2. ed. Maringá: Eduem, 2010.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Curitiba: SEED, 2008.

PISCIOTTA, H.. Análise linguística: do uso para a reflexão. In: BRITO, Eliana Vianna;

TEIXEIRA, C. de S. Ensino de gramática e Análise Linguística. Ecos. Cáceres - MT, v. 11, n. 2, 2011.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática: ensino plural. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

__________. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.

ZANINI, M. Uma visão panorâmica da teoria e da prática do ensino de língua materna. Acta Scientiarum, v. 21, n. 1, 1999.

ZOLIN, L. O. JACOMEL, M. C.; PAGOTO, C. MOLINARI, S. Violência Simbólica e Estrutura de Dominação em A Moça Tecelã, de Marina Colasanti. Graphos, João Pessoa - PB, v.9, n.2, 2007.

Published

2017-08-06

How to Cite

Bazza, A. B. ., e Silva, F. T. ., & Montemezzo, H. G. . (2017). Abordagem didática para a análise linguística do conto “a moça tecelã”. Língu@ Nostr@, 5(1), 20 - 35. https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13230