Ferramenta virtual de identificação do nível de apropriação do sistema alfabético de escrita para a língua portuguesa

Autores

  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Gutemberg Bastos Oliveira Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Luciana dos Santos Guaresi Faculdade de Tecnologia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v4i1.13257

Palavras-chave:

Software educativo, Alfabetização, Escrita

Resumo

Entre os desafios que se impõem ao aprendiz, a apropriação do sistema de escrita é um dos primeiros e mais importantes. A superação do conhecimento relativo à correspondência grafema-fonema é condição para níveis mais sofisticados de letramento. Em contrapartida, os indicadores de qualidade em alfabetização desvelam a fragilidade do ensino desse nível de língua no Brasil. Como instrumento de acompanhamento da apropriação do sistema de escrita em Língua Portuguesa, desenvolvemos e divulgamos aqui uma ferramenta que se destina aos alfabetizadores para obterem feedback do nível de apropriação de seus estudantes que leva em conta a apropriação do sistema de escrita e o mês de instrução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor adjunto do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UESB

Gutemberg Bastos Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Gutemberg Bastos Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Luciana dos Santos Guaresi, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Luciana dos Santos Guaresi, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Graduanda em Psicologia

Referências

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BRASIL / PISA. Relatório Nacional PISA 2012: Resultados brasileiros. Disponível em http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2014/relatorio_nacional_pisa_2012_resultados_brasileiros.pdf. Acesso em 27 de maio de 2016.

CARA, D. Pnaic chega à reta final acenando resultados e desafios. Todos pela educação. 17 de Dezembro de 2015. Disponível em: <http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/36414/pnaic-chega-a-reta-final-acenando-resultados-e-desafios/?pag=103> Acesso em 17 de Junho de 2016.

DEHANE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed,1985.

GUARESI, R. Repercussões de descobertas neurocientíficas ao ensino da escrita. FAEEBA, Salvador, v. 23, n. 41, p. 1-260, jan./jun. 2014.

INAF / BRASIL. Instituto Paulo Montenegro e Ação Educativa mostram evolução do alfabetismo funcional na última década. Publicado em 5/2/2012. Disponível em http://www.ipm.org.br/pt-br/programas/inaf/relatoriosinafbrasil/Paginas/inaf2011_2012.aspx. Acesso em 27 de maio de 2016. PNAIC. Entendendo o Pacto. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa Disponível em <http://pacto.mec.gov.br/o-pacto>. Acesso em 06 de Jun. 2016. SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n.25, jan.-abr./2004.

STEIN, L. M. Teste de Desempenho Escolar: Manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Guaresi, R. ., Júnior, G. B. O. ., & Guaresi, L. dos S. . (2016). Ferramenta virtual de identificação do nível de apropriação do sistema alfabético de escrita para a língua portuguesa. Língu@ Nostr@, 4(1), 32 - 45. https://doi.org/10.22481/lnostra.v4i1.13257