Ferramenta virtual de identificação do nível de apropriação do sistema alfabético de escrita para a língua portuguesa

Authors

  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Gutemberg Bastos Oliveira Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Luciana dos Santos Guaresi Faculdade de Tecnologia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v4i1.13257

Keywords:

Software educativo, Alfabetização, Escrita

Abstract

Entre os desafios que se impõem ao aprendiz, a apropriação do sistema de escrita é um dos primeiros e mais importantes. A superação do conhecimento relativo à correspondência grafema-fonema é condição para níveis mais sofisticados de letramento. Em contrapartida, os indicadores de qualidade em alfabetização desvelam a fragilidade do ensino desse nível de língua no Brasil. Como instrumento de acompanhamento da apropriação do sistema de escrita em Língua Portuguesa, desenvolvemos e divulgamos aqui uma ferramenta que se destina aos alfabetizadores para obterem feedback do nível de apropriação de seus estudantes que leva em conta a apropriação do sistema de escrita e o mês de instrução.

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Author Biographies

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor adjunto do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UESB

Gutemberg Bastos Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Gutemberg Bastos Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Luciana dos Santos Guaresi, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Luciana dos Santos Guaresi, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Graduanda em Psicologia

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Published

2016-09-05

How to Cite

Guaresi, R. ., Júnior, G. B. O. ., & Guaresi, L. dos S. . (2016). Ferramenta virtual de identificação do nível de apropriação do sistema alfabético de escrita para a língua portuguesa. Língu@ Nostr@, 4(1), 32 - 45. https://doi.org/10.22481/lnostra.v4i1.13257