Tupinambá.com

Autores

  • Consuelo de Paiva Godinho Costa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v4i1.13258

Palavras-chave:

Tupinambá, Ferramentas digitais, Educação Escolar Indígena

Resumo

Este artigo trata do Projeto de uso da língua indígena e seu ensino na comunidade Tupinambá de Olivença (Ilhéus, BA) e relata minha experiência com o ensino da língua Tupi – materializada no Curso de Língua e Cultura Tupi – e os desdobramentos linguísticos e educacionais das escolhas feitas com relação ao uso de tecnologias digitais e redes sociais no ensino da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Consuelo de Paiva Godinho Costa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Consuelo de Paiva Godinho Costa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Linguística, professor adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Referências

ANCHIETA, Pe. José de, Arte de Gramática da lingoa mais usada na costa do Brasil. Ed. Fac-similar à de 1595. São Paulo: Loyola, 1990.

AYROSA, Plinio. Vocabulário na Língua Brasílica. São Paulo: Dep. de Cultura, 1938. Cópia disponível na Biblioteca Digital Curt Nimuendajú.

BARBOSA, A.L. (1956). Curso de Tupi Antigo. Rio de Janeiro :São José.

CAVENACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Tradução Julia M. Polinésio e Vilma de Katinsky B. de Souza. São Paulo: Brasiliense, 1988. 211p.

COSTA, Consuelo de P. G. Nhandewa Aywu: Fonologia do Nhandewa-Guarani.Campinas, SP: EditoraCurt Nimuendajú, 2010.

_____, Kwatiá Porã: a escrita dos Nhandewa-Guarani. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2014.

COSTA, Erlon Fábio de Jesus. Da corrida de tora ao poranci: a permanência histórica dos tupinambá de Olivença no sul da Bahia. Tese de mestrado. UnB, 2013.

COUTO, Patrícia Navarro de Almeida. Os Filhos de Jaci: Ressurgimento étnico entre os Tupinambá de Olivença –Ilhéus – BA, 2003.

Disponível em: http://www.pineb.ffch.ufba.br/downloads. Acessado em 28 de fevereiro de 2016.

D’ANGELIS, Wilmar da Rocha O Nhandewa-Guarani ensinado nas escolas indígenas de São Paulo e norte do Paraná. Comunicação em Congresso, 2002.

DEMO, Pedro. TICs e Educação (2008). Disponível em: https://docs.google.com/document/pub?id=122YjQchoYmfKffYTaFQksphUwzyh9gOPx6FuQTBRIrU. Acessado em 15/05/2015.

FIGUEIRA, Pe. Luis. Grammatica da Lingua do Brasil. Leipizig: B.G.Teubner, 1878 [fac-similiar à edição de 1687], Cópia disponível na Biblioteca Digital Curt Nimuendajú.

MORI, Angel Corbera. A língua indígena na escola indígena: quando, para que e como? In: VEIGA, Juracilda e SALANOVA, Andrés. Questões de Educação Escolar Indígena. Brasília: FUNAI/DEDOC; Campinas: ALB, 2001.

NAVARRO, Eduardo de A. Método Moderno de Tupi Antigo. São Paulo: Global, 2005.

PAIVA, Anderson dos Santos. Corpus gráfico tupinambá: identidade iconográfica ameríndia In: Anais do I ENECULT. Salvador, 2005. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecul2005/AndersondosSantosPaiva.pdf. Acessado em: 15/05/2015.

RODRIGUES, Aryon Dall´igna. Línguas Brasileiras: para o conhecimentos das línguas indígenas. São Paulo: Edições Loyola, 1986.

SILVA, José Daniel da. Software educacional: recurso didático para apoio no processo de revitalização da língua tupi. In: COSTA, Francisco Vanderlei Ferreira da e NETO, João Veridiano Franco (orgs.). Multiverso Indígena: abordagens transdisciplinares. Porto Seguro, IFBA, 2014.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Costa, C. de P. G. . (2016). Tupinambá.com. Língu@ Nostr@, 4(1), 46 - 59. https://doi.org/10.22481/lnostra.v4i1.13258