Intervenção em casos de dislexia: uma revisão de literatura

Autores

  • Catiane Silva Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i1.13318

Palavras-chave:

Dislexia, Intervenção, Consciência fonológica

Resumo

Os alunos com diagnóstico de dislexia apresentam déficits de aprendizagem de leitura e escrita equiparada ao rendimento de outras crianças com a mesma idade e período escolar. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo revisar a literatura científica acerca das estratégias de intervenção mais utilizadas na minimização da dificuldade de aprendizado da leitura e da escrita de alunos considerados com dislexia. Segundo as pesquisas analisadas, que servem como parâmetro para esta revisão, tais como Stanilas Dehaene (2012), Martins e Capellini (2011), Fadine e Capellini (2011), dentre outros, a origem dessa dificuldade repousa num déficit no processamento fonológico. Entretanto, com o intermédio de mecanismos de intervenção há possibilidades de superação de tais limitações, a fim de que a criança minimize sua dificuldade de aprendizado. Em relação a essas estratégias de intervenção observaram-se divergências e convergências nos estudos explorados. Verificou-se avanço significativo nos estudos que exploram o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica, aspecto nefrálgico em cérebros disléxicos, sendo este considerado plausível pela maioria desses estudos.

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Biografia do Autor

Catiane Silva Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Catiane Silva Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Língua Portuguesa e Mestranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

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Publicado

2014-08-05

Como Citar

Santos, C. S. . (2014). Intervenção em casos de dislexia: uma revisão de literatura. Língu@ Nostr@, 2(1), 113 - 123. https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i1.13318