Intervenção em casos de dislexia: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i1.13318Palavras-chave:
Dislexia, Intervenção, Consciência fonológicaResumo
Os alunos com diagnóstico de dislexia apresentam déficits de aprendizagem de leitura e escrita equiparada ao rendimento de outras crianças com a mesma idade e período escolar. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo revisar a literatura científica acerca das estratégias de intervenção mais utilizadas na minimização da dificuldade de aprendizado da leitura e da escrita de alunos considerados com dislexia. Segundo as pesquisas analisadas, que servem como parâmetro para esta revisão, tais como Stanilas Dehaene (2012), Martins e Capellini (2011), Fadine e Capellini (2011), dentre outros, a origem dessa dificuldade repousa num déficit no processamento fonológico. Entretanto, com o intermédio de mecanismos de intervenção há possibilidades de superação de tais limitações, a fim de que a criança minimize sua dificuldade de aprendizado. Em relação a essas estratégias de intervenção observaram-se divergências e convergências nos estudos explorados. Verificou-se avanço significativo nos estudos que exploram o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica, aspecto nefrálgico em cérebros disléxicos, sendo este considerado plausível pela maioria desses estudos.
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