Formação de alunos-leitores: um olhar sobre nossas práticas de mediação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v11i1.13614

Palavras-chave:

Leitura, Mediação de Leitura, Formação Leitora

Resumo

São muitas as ações promovidas pelos servidores/as do IFRS, Campus Feliz, que colocam os livros, as leituras e os leitores, constantemente, no centro do debate. Da mesma forma, professores/as da área das linguagens trabalham, constantemente, a leitura do texto literário em suas aulas. Assim, este artigo traz percepções a partir de um projeto de pesquisa[1] A formAção de alunos - leitores no IFRS, Campus Feliz: um olhar sobre nossas práticas de mediação que investigou, através de um questionário semiestruturado, junto aos alunos concluintes do Ensino Médio Técnico (4º anos) e do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês (7º e 8º semestres), da referida instituição, como os/as estudantes perceber am o movimento da leitura e dos livros em sua formação leitora, durante o tempo em que estiveram na instituição e se, de alguma maneira, estas atividades influenciaram em seus gostos/escolhas/vontades para a leitura. Como aporte teórico, nos valemos, principalmente, dos estudos de Rildo Cosson, Jorge Larrosa, Marisa Lajolo e Maria do Rosário Mortatti Magnani acerca da formação de leitores, da escolarização da literatura e do letramento literário. Como resultados principais, destacamos que 65% dos alunos diz em ser leitores e que seus/suas professores/as contam histórias, realizam seminários e debates avaliativos. Quanto às ações promovidas por distintos projetos, 74% afirmam não participar. Assim, avalia-se a necessidade de melhorar as proposições, tanto dos professores quanto dos projetos de modo geral, a fim de interferir positivamente na formação de alunos leitores.

[1]Projeto de Pesquisa vinculado ao Edital nº 13, de 09 de maio de 2022, do IFRS, Campus Feliz.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Branchi, N., & Alves, I. . (2024). Formação de alunos-leitores: um olhar sobre nossas práticas de mediação. Língu@ Nostr@, 12(1), 42-61. https://doi.org/10.22481/lnostra.v11i1.13614

Edição

Seção

Artigos - Dossiê