Formação de alunos-leitores: um olhar sobre nossas práticas de mediação
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v11i1.13614Palavras-chave:
Leitura, Mediação de Leitura, Formação LeitoraResumo
[1]Projeto de Pesquisa vinculado ao Edital nº 13, de 09 de maio de 2022, do IFRS, Campus Feliz.
Downloads
Referências
AMARILHA, Marly. Porque ler literatura na escola?. In: CARVALHO, Diógenes Buenos Aires de; SÁ, Paula Patrícia Fontinele de; VERARDI, Fabiane (Orgs). Quando se lê a literatura infantil e juvenil, o que se lê? Como se lê?. Rio de Janeiro: Editora Bonecker Ltda, 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
CERRILLO, Pedro C. El lector literario. México: Fondo de Cultura Económica, 2016.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2009.
FAILLA, Zoara. Retratos da Leitura no Brasil. 5.ed.. Rio de Janeiro: Sextante, 2020.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
KATZ, Fabiana Stifelman. Estudo de comportamento de consumo de livros digitais. 2011. Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: Leitura em crise na escola: as alternativas metodológicas. ZILBERMAN, Regina (org.) – 6ª Ed - Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Leitura, Literatura e Escola: sobre a formação do Gosto. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MINAYO, Marília Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Leitura literária & outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.
YUNES, Eliana. A leitura como experiência. São Paulo: Loyola, 2013.
ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.