O Mercado das Palavras: explorando as potencialidades tecnológicas na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.14750

Palavras-chave:

O Mercado das Palavras, Ensino híbrido/remoto, Alfabetização, Leitura

Resumo

Fomentar o aprendizado da leitura em meio a uma crise epidemiológica global, tal qual a pandemia de COVID-19, exige uma atuação adaptativa e inovadora. É nesse cenário desafiador que surgem iniciativas como o Projeto LEIA, erguidas como resposta a essa urgência ao proporcionar atividades destinadas aos distintos estágios de desenvolvimento da competência leitora. Um dos grupos de trabalho (GT) de enfoque dentro desse projeto se concentrou na alfabetização, concebendo um material que abarca os fundamentos da literacia e numeracia, enfatizando a relevância intrínseca da leitura no cotidiano: O Mercado das Palavras (Garcia et al., 2023), uma obra destinada ao público infantil, acompanhada de cadernos de atividades, vídeos e outras ferramentas multimídia, engendrando, assim, múltiplas vias de acesso à narrativa. Com o intuito de viabilizar a exploração desse recurso no contexto pedagógico, o presente artigo visa delinear diretrizes e estratégias para os educadores, demonstrando de que maneira esse material pode ser eficazmente adaptado às exigências do ensino presencial, remoto ou híbrido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (2013, UNIFRA, Santa Maria - RS) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (2014, UFSM, Santa Maria - RS). Mestre pelo do Programa de Pós-graduação em Letras com bolsa do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Edital 01/2019, UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) e doutorando também pelo do Programa de Pós-graduação em Letras (UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade II. Durante o segundo semestre de 2023 realizou o doutorado-sanduíche no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (COS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com co-orientação da Prof. Dra. Lucia Santaella.

Vanessa Weber Sebastiany, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda e bolsista Prosuc/Capes - Modalidade I, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc, onde participa do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem CNPq. Mestre em Letras pelo PPGL/Unisc (2023). Tem especialização em Aprendizagem Ativa (2021) e Graduada em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2019). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid e do Programa Residência Pedagógica.

Rosângela Gabriel, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora e pesquisadora do curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração "LEITURA: estudos linguísticos, literários e midiáticos", da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, Brasil. Possui Graduação em Letras pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1993), Mestrado em Letras, área de concentração em Lingüística, pela PUCRS (1996), Doutorado em Letras / Linguística, pela PUCRS (2001), tendo realizado doutorado-sanduíche no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford / Inglaterra (1999-2000). Pesquisadora visitante no Centre de Recherche Cognition Neuroscience (CRCN), da Université Libre de Bruxelles, Bélgica (BEX CAPES), no período de fev/2015 a jan/2016. Coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu (2009-2012) e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2013) da Unisc. Coordenadora do GT Linguística e Cognição da ANPOLL nos biênios 2012-2014 e 2016-2018, e coordenadora adjunta no biênio 2022-2023. Editora da revista Signo - ISSN 1982 2014, do CEPELL UNISC, desde 2006. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição CNPq desde 2003. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2015. Coordenadora adjunta (2016-2017/2018-2019) e coordenadora (2020-2025) do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado e Doutorado, da Unisc. Membro da Society for the Scientific Study of Reading - SSSR. Membro da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. Pesquisadora Associada à Rede Nacional de Ciência para a Educação - Rede CpE. Membro e tesoureira da International Society of Applied Psycholinguistics.Tem experiência na área de Linguìstica, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura (alfabetização, compreensão e avaliação em leitura), cognição, memória, aquisição e processamento da linguagem oral e escrita.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase>. Acesso em: 05 mar. 2019.

Conferência de consenso ler, compreender, aprender como garantir o desenvolvimento das competências leitora? In: GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael E.; TOWNSEND, Sabrine A. M. Alfabetização: Interculturalidade, cognição e diversidade linguística. Campinas: Pontes, 2021. ISBN: 978-65-5637-156-6. Disponível em: <https://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgl/2022/ALFABETIZAO.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2022.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler.Tradução de Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

GABRIEL, R.; KOLINSKY, R.; MORAIS, J. O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais. DELTA, v. 32, n. 4, p. 919-951. São Paulo, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-44508205042893915.

GARCIA, Jaimeson. et. al. O Mercado das Palavras: para quem está aprendendo a ler. In: Linguagens: Múltiplos olhares, múltiplos sentidos. 2022, 182-193, 2022. Disponível em: <https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/375/pdf_375.pdf>. Acesso em: 12 de abr. de 2024.

GARCIA, Jaimeson et. al. O mercado das palavras. 1. ed. Santa Cruz do Sul, RS: Ed. dos Autores, 2023. KOLINSKY, Régine. How Learning to Read Influences Language and Cognition. In: POLLATSEK, A.; TREIMAN, R. The Oxford Handbook of Reading. Oxford: Oxford University Press, 2015. p. 377-393.

MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.

PEREIRA, Aline E.; GABRIEL, Rosângela; JUSTICE, Laura M. O papel da formulação de questões durante a leitura compartilhada de livros na educação infantil. Ilha do Desterro, v. 72, p. 201-221, 2020.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

Garcia, J. M., Sebastiany, V. W., & Gabriel, R. (2024). O Mercado das Palavras: explorando as potencialidades tecnológicas na Educação Básica . Língu@ Nostr@, 12(1), 114-130. https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.14750

Edição

Seção

Artigos - Dossiê