O Mercado das Palavras: explorando as potencialidades tecnológicas na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.14750Palavras-chave:
O Mercado das Palavras, Ensino híbrido/remoto, Alfabetização, LeituraResumo
Fomentar o aprendizado da leitura em meio a uma crise epidemiológica global, tal qual a pandemia de COVID-19, exige uma atuação adaptativa e inovadora. É nesse cenário desafiador que surgem iniciativas como o Projeto LEIA, erguidas como resposta a essa urgência ao proporcionar atividades destinadas aos distintos estágios de desenvolvimento da competência leitora. Um dos grupos de trabalho (GT) de enfoque dentro desse projeto se concentrou na alfabetização, concebendo um material que abarca os fundamentos da literacia e numeracia, enfatizando a relevância intrínseca da leitura no cotidiano: O Mercado das Palavras (Garcia et al., 2023), uma obra destinada ao público infantil, acompanhada de cadernos de atividades, vídeos e outras ferramentas multimídia, engendrando, assim, múltiplas vias de acesso à narrativa. Com o intuito de viabilizar a exploração desse recurso no contexto pedagógico, o presente artigo visa delinear diretrizes e estratégias para os educadores, demonstrando de que maneira esse material pode ser eficazmente adaptado às exigências do ensino presencial, remoto ou híbrido.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase>. Acesso em: 05 mar. 2019.
Conferência de consenso ler, compreender, aprender como garantir o desenvolvimento das competências leitora? In: GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael E.; TOWNSEND, Sabrine A. M. Alfabetização: Interculturalidade, cognição e diversidade linguística. Campinas: Pontes, 2021. ISBN: 978-65-5637-156-6. Disponível em: <https://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgl/2022/ALFABETIZAO.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2022.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler.Tradução de Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
GABRIEL, R.; KOLINSKY, R.; MORAIS, J. O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais. DELTA, v. 32, n. 4, p. 919-951. São Paulo, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-44508205042893915.
GARCIA, Jaimeson. et. al. O Mercado das Palavras: para quem está aprendendo a ler. In: Linguagens: Múltiplos olhares, múltiplos sentidos. 2022, 182-193, 2022. Disponível em: <https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/375/pdf_375.pdf>. Acesso em: 12 de abr. de 2024.
GARCIA, Jaimeson et. al. O mercado das palavras. 1. ed. Santa Cruz do Sul, RS: Ed. dos Autores, 2023. KOLINSKY, Régine. How Learning to Read Influences Language and Cognition. In: POLLATSEK, A.; TREIMAN, R. The Oxford Handbook of Reading. Oxford: Oxford University Press, 2015. p. 377-393.
MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
PEREIRA, Aline E.; GABRIEL, Rosângela; JUSTICE, Laura M. O papel da formulação de questões durante a leitura compartilhada de livros na educação infantil. Ilha do Desterro, v. 72, p. 201-221, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.