O Mercado das Palavras (2023) in hybrid/remote learning: exploring the technological potentialities in Basic Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.14750

Keywords:

O Mercado das Palavras, Hybrid/remote learning; Literacy, Literacy, Reading

Abstract

Fostering reading learning amidst a global epidemiological crisis, such as the COVID-19 pandemic, demands an adaptive and innovative approach. It is in this challenging scenario that initiatives like the LEIA Project emerge as a response to this urgency by providing activities tailored to the various stages of reading competence development. One of the focused working groups within this project has concentrated on literacy, devising material that encompasses the fundamentals of literacy and numeracy, emphasizing the intrinsic relevance of reading in daily life: O Mercado das Palavras (2023), a work aimed at the children's audience, accompanied by activity books, videos, and other multimedia tools, thus generating multiple pathways to access the narrative. With the aim of facilitating the exploration of this resource in the pedagogical context, the present study aims to outline guidelines and strategies for educators, demonstrating how this material can be effectively adapted to the demands of remote/hybrid teaching.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (2013, UNIFRA, Santa Maria - RS) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (2014, UFSM, Santa Maria - RS). Mestre pelo do Programa de Pós-graduação em Letras com bolsa do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Edital 01/2019, UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) e doutorando também pelo do Programa de Pós-graduação em Letras (UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade II. Durante o segundo semestre de 2023 realizou o doutorado-sanduíche no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (COS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com co-orientação da Prof. Dra. Lucia Santaella.

Vanessa Weber Sebastiany, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda e bolsista Prosuc/Capes - Modalidade I, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc, onde participa do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem CNPq. Mestre em Letras pelo PPGL/Unisc (2023). Tem especialização em Aprendizagem Ativa (2021) e Graduada em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2019). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid e do Programa Residência Pedagógica.

Rosângela Gabriel, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora e pesquisadora do curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração "LEITURA: estudos linguísticos, literários e midiáticos", da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, Brasil. Possui Graduação em Letras pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1993), Mestrado em Letras, área de concentração em Lingüística, pela PUCRS (1996), Doutorado em Letras / Linguística, pela PUCRS (2001), tendo realizado doutorado-sanduíche no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford / Inglaterra (1999-2000). Pesquisadora visitante no Centre de Recherche Cognition Neuroscience (CRCN), da Université Libre de Bruxelles, Bélgica (BEX CAPES), no período de fev/2015 a jan/2016. Coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu (2009-2012) e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2013) da Unisc. Coordenadora do GT Linguística e Cognição da ANPOLL nos biênios 2012-2014 e 2016-2018, e coordenadora adjunta no biênio 2022-2023. Editora da revista Signo - ISSN 1982 2014, do CEPELL UNISC, desde 2006. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição CNPq desde 2003. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2015. Coordenadora adjunta (2016-2017/2018-2019) e coordenadora (2020-2025) do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado e Doutorado, da Unisc. Membro da Society for the Scientific Study of Reading - SSSR. Membro da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. Pesquisadora Associada à Rede Nacional de Ciência para a Educação - Rede CpE. Membro e tesoureira da International Society of Applied Psycholinguistics.Tem experiência na área de Linguìstica, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura (alfabetização, compreensão e avaliação em leitura), cognição, memória, aquisição e processamento da linguagem oral e escrita.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase>. Acesso em: 05 mar. 2019.

Conferência de consenso ler, compreender, aprender como garantir o desenvolvimento das competências leitora? In: GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael E.; TOWNSEND, Sabrine A. M. Alfabetização: Interculturalidade, cognição e diversidade linguística. Campinas: Pontes, 2021. ISBN: 978-65-5637-156-6. Disponível em: <https://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgl/2022/ALFABETIZAO.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2022.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler.Tradução de Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

GABRIEL, R.; KOLINSKY, R.; MORAIS, J. O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais. DELTA, v. 32, n. 4, p. 919-951. São Paulo, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-44508205042893915.

GARCIA, Jaimeson. et. al. O Mercado das Palavras: para quem está aprendendo a ler. In: Linguagens: Múltiplos olhares, múltiplos sentidos. 2022, 182-193, 2022. Disponível em: <https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/375/pdf_375.pdf>. Acesso em: 12 de abr. de 2024.

GARCIA, Jaimeson et. al. O mercado das palavras. 1. ed. Santa Cruz do Sul, RS: Ed. dos Autores, 2023. KOLINSKY, Régine. How Learning to Read Influences Language and Cognition. In: POLLATSEK, A.; TREIMAN, R. The Oxford Handbook of Reading. Oxford: Oxford University Press, 2015. p. 377-393.

MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.

PEREIRA, Aline E.; GABRIEL, Rosângela; JUSTICE, Laura M. O papel da formulação de questões durante a leitura compartilhada de livros na educação infantil. Ilha do Desterro, v. 72, p. 201-221, 2020.

Published

2024-09-03

How to Cite

Garcia, J. M., Sebastiany, V. W., & Gabriel, R. (2024). O Mercado das Palavras (2023) in hybrid/remote learning: exploring the technological potentialities in Basic Education. Língu@ Nostr@, 12(1), 114-130. https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.14750

Issue

Section

Artigos - Dossiê