Oralidade, leitura e produção textual na perspectiva da revisão dialógica a partir do gênero discursivo canção para alunos do 3º ano do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.14751

Palavras-chave:

Proposta de aula, Dialogismo, Círculo de Bakhtin, Oralidade-leitura-escrita

Resumo

Neste artigo, realizado no âmbito da Linguística Aplicada no contexto de língua materna, apresentamos uma proposta de aula voltada para o 3° ano do ensino médio cuja prioridade está na abordagem da oralidade, da leitura e da escrita de maneira dialógica para que todos tenham a oportunidade de participar da construção de sentido do texto. Assim sendo, objetivamos compartilhar uma alternativa prática e contextualizada de ensino à luz das concepções de relações dialógicas, valoração e entonação presentes nas obras do Círculo de Bakhtin. Para tal atividade, propomos a utilização do gênero discursivo canção e da obra “O meu guri”, de Chico Buarque, pois permite a análise de temas sociais profundos quando se explora suas várias possibilidades de sentido que podem ser expressas por meio da tríade oralidade-leitura-escrita. Ao longo das cinco etapas elaboradas para o desenvolvimento das atividades que compõem a proposta de aula em questão, os alunos poderão: 1) ler e interagir com a letra da canção de formas diversas; 2) interagir com o texto também a partir da valoração; 3) ser direcionados para a produção de texto; 4) praticar a revisão e a reescrita; e 5) ter a devolutiva de seu texto com os comentários do professor para o seu devido aprimoramento. O planejamento de tais etapas volta-se para a exploração de um gênero discursivo com a finalidade de implementar atividades eficazes que possibilitem aos estudantes sair da posição de simples repetidores do saber e iniciar uma interação significativa com o texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcele Monteiro Pereira, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Letras (PPGL/UFPA) e Graduanda em Letras-Língua Portuguesa. Especialista em Teoria da Literatura e Produção de Texto pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG). Cursou Licenciatura em Letras-Alemão (UFPA). Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA).

Vitório Gonçalves da Silva, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Estado do Pará . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Portuguesa no ensino básico. Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA, com experiência na área de Matemática Elementar no ensino básico e superior. Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária - pela Universidade do Estado do Pará - UEPA.Professor efetivo da rede municipal de São Domingos do Capim - Pará.Professor efetivo da rede municipal de Mãe do Rio. Pará.Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará UFPA/PPGL.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BELOTI, Adriana et al. Conceito de valoração em perspectiva enunciativo-discursiva: proposta teórico-metodológica para a prática de leitura. In: FRANCO, Neil; PEREIRA, Rodrigo Acosta; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição (orgs.). Estudos dialógicos da linguagem: reflexões teórico-metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

BUARQUE, Chico. O meu guri. Produzido por Marco Aurélio da Silva Mazzola. São Paulo: Ariola Discos; Polygram Discos Ltda., 1981. LP.

FERREIRA JUNIOR, Edson Gomes; FORTE-FERREIRA, Elaine Cristina. O espaço da oralidade na escola: uma análise da base nacional comum curricular. In: FORTE-FERREIRA, Elaine Cristina; LIMA-NETO, Vicente de (orgs.). Oralidade e (multi)letramentos no ensino de línguas. São Carlos: Pedro e João Editores, 2020.

FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Concepções de linguagem e de leitura no ensino de língua materna. Linguagem e ensino. Pelotas, v. 14, n.2, p. 479-501, jul./dez. 2011.

JAQUES, Michel; KUEHN, Teresinha Giovanella. A linguagem musical no ensino da literatura e na interpretação de textos líricos. Maiêutica – Estudos Linguísticos, Literários e Formação Docente, Blumenau, ano 1, n. 1, p. 65-71, jan. 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/228914174.pdf. Acesso em: 16 mai. 2023.

MENEGASSI, Renilson José. Comentários de revisão na reescrita de textos: componentes básicos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 2000.

MENEGASSI, Renilson José. Da revisão à reescrita: operações e níveis linguísticos na construção de texto. 291 f. Tese, Doutorado em Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis, 1998.

MENEGASSI, Renilson José. Leitura e construção de sentidos no livro didático. Revista Pedagógica, [s.l.], v.3, n. 7, p. 121-140, jul./dez. 2001.

MENEGASSI, Renilson José; CAVALCANTI, Rosilene da Silva de M. Conceitos axiológicos do dialogismo em propaganda impressa. In: FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

MENEGASSI, Renilson José; GASPAROTTO, Denise Moreira. Revisão dialógica: princípios teórico-metodológicos. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 19, n.1, p. 107- 124, jan./abr. 2019.

MORAES, J. J. de. O que é música. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.

ROCHA, Silvio Rodrigo de Moura. Canção: um gênero intersemiótico para educação estética. Guará, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 81-95, jan./jun. 2018. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/download/6507/3836. Acesso em: 11 mai. 2023.

VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica. In: VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926].

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

Pereira, M. M., & da Silva, V. G. (2024). Oralidade, leitura e produção textual na perspectiva da revisão dialógica a partir do gênero discursivo canção para alunos do 3º ano do ensino médio. Língu@ Nostr@, 12(1), 26-41. https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.14751

Edição

Seção

Artigos - Dossiê