O gênero notícia em aulas de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.15272

Palavras-chave:

Gênero textual, Notícia, Sequência didática

Resumo

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa empregando o trabalho com o gênero textual notícia, desenvolvida por meio de uma sequência didática, com uma turma do 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa é qualitativa do tipo participante e para a produção dos dados foram empregados questionários e desenvolvida uma sequência didática. O objetivo foi desenvolver um trabalho pedagógico voltado para leitura e produção textual do gênero notícia com os alunos de uma turma do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública, com destaque para o modo como foi apresentada a estrutura, os valores-notícia e a construção discursiva. As considerações finais apontam que por meio da sequência didática os alunos se tornaram participantes da própria aprendizagem e ampliaram os conhecimentos sobre esse gênero textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susy Clay de Azevedo Lima, Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Serra

Licenciada em Letras e Mestre em Ensino (UESB). Professora de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Serra-BA

Maria Aparecida Pacheco Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação (UFRN). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-graduação em Ensino. 

Referências

ALVES FILHO, F. Gêneros Jornalísticos: notícia e carta de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

ALVES, M. F.; FERREIRA, N. S. R. O processo de militarização de uma escola estadual pública de Goiás. In: Educação e Sociedade. Campinas, vol. 41, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Z3X4pvpXqc4kGq6vnQbv6ts/?lang=pt Acesso em: 13 de Jan. de 2022.

ARAÚJO, M. Manipulação e Fake News: Debate no Goethe-Institut. 2016.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Fundamental. Brasília, 2017.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

ROJO, R. MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 41-73

TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo- a tribo jornalística. Florianópolis: Insular, 2005.

ZACHARIAS, V. R. de C. Letramento Digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, C.V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2016, p. 16-29.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

Lima, S. C. de A., & Gusmão, M. A. P. . (2024). O gênero notícia em aulas de Língua Portuguesa. Língu@ Nostr@, 12(1), 1-25. https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.15272

Edição

Seção

Artigos - Dossiê