O gênero notícia em aulas de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.15272Keywords:
Gênero textual, Notícia, Sequência didáticaAbstract
O texto apresenta os resultados de uma pesquisa empregando o trabalho com o gênero textual notícia, desenvolvida por meio de uma sequência didática, com uma turma do 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa é qualitativa do tipo participante e para a produção dos dados foram empregados questionários e desenvolvida uma sequência didática. O objetivo foi desenvolver um trabalho pedagógico voltado para leitura e produção textual do gênero notícia com os alunos de uma turma do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública, com destaque para o modo como foi apresentada a estrutura, os valores-notícia e a construção discursiva. As considerações finais apontam que por meio da sequência didática os alunos se tornaram participantes da própria aprendizagem e ampliaram os conhecimentos sobre esse gênero textual.
Downloads
References
ALVES FILHO, F. Gêneros Jornalísticos: notícia e carta de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.
ALVES, M. F.; FERREIRA, N. S. R. O processo de militarização de uma escola estadual pública de Goiás. In: Educação e Sociedade. Campinas, vol. 41, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Z3X4pvpXqc4kGq6vnQbv6ts/?lang=pt Acesso em: 13 de Jan. de 2022.
ARAÚJO, M. Manipulação e Fake News: Debate no Goethe-Institut. 2016.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Fundamental. Brasília, 2017.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
ROJO, R. MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 41-73
TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo- a tribo jornalística. Florianópolis: Insular, 2005.
ZACHARIAS, V. R. de C. Letramento Digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, C.V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2016, p. 16-29.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.