O gênero notícia em aulas de Língua Portuguesa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.15272

Keywords:

Gênero textual, Notícia, Sequência didática

Abstract

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa empregando o trabalho com o gênero textual notícia, desenvolvida por meio de uma sequência didática, com uma turma do 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa é qualitativa do tipo participante e para a produção dos dados foram empregados questionários e desenvolvida uma sequência didática. O objetivo foi desenvolver um trabalho pedagógico voltado para leitura e produção textual do gênero notícia com os alunos de uma turma do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública, com destaque para o modo como foi apresentada a estrutura, os valores-notícia e a construção discursiva. As considerações finais apontam que por meio da sequência didática os alunos se tornaram participantes da própria aprendizagem e ampliaram os conhecimentos sobre esse gênero textual.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Susy Clay de Azevedo Lima, Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Serra

Licenciada em Letras e Mestre em Ensino (UESB). Professora de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Serra-BA

Maria Aparecida Pacheco Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação (UFRN). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-graduação em Ensino. 

References

ALVES FILHO, F. Gêneros Jornalísticos: notícia e carta de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

ALVES, M. F.; FERREIRA, N. S. R. O processo de militarização de uma escola estadual pública de Goiás. In: Educação e Sociedade. Campinas, vol. 41, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Z3X4pvpXqc4kGq6vnQbv6ts/?lang=pt Acesso em: 13 de Jan. de 2022.

ARAÚJO, M. Manipulação e Fake News: Debate no Goethe-Institut. 2016.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Fundamental. Brasília, 2017.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

ROJO, R. MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 41-73

TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo- a tribo jornalística. Florianópolis: Insular, 2005.

ZACHARIAS, V. R. de C. Letramento Digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, C.V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2016, p. 16-29.

Published

2024-09-03

How to Cite

Lima, S. C. de A., & Gusmão, M. A. P. . (2024). O gênero notícia em aulas de Língua Portuguesa. Língu@ Nostr@, 12(1), 1-25. https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.15272

Issue

Section

Artigos - Dossiê