Autobiografia na sala de aula: Um processo discursivo de autoria

Authors

  • Luciane Botelho Martins Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.2.2-1

Keywords:

Produção de textos, Autobiografia, Autoria, Análise de Discurso

Abstract

A busca por uma prática com a produção de textos, diferente daquela que é tradicionalmente realizada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, motivou a realização de um projeto de ensino envolvendo a leitura, a interpretação e a produção escrita de gêneros textuais/discursivos diferentes. Entre os textos produzidos, foi o gênero autobiografia que motivou perguntas e reflexões sobre o processo de autoria na produção dos sujeitos-alunos. Este artigo então, reflete sobre o processo discursivo da autoria, especificamente nos textos autobiográficos produzidos por alunos do 4º ano de uma escola pública do município de Rio Grande - RS. A pesquisa que tem como arcabouço teórico-metodológico a Análise de Discurso de filiação francesa visa compreender os processos que levam alunos produtores de textos a constituírem-se como sujeitos por meio do funcionamento discursivo da leitura, da interpretação e da autoria. Atentos aos desafios impostos ideologicamente pelo Discurso Pedagógico (ORLANDI, 2011), nossa proposta é, por meio deste trabalho, lançar um novo olhar sobre a materialidade linguístico-discursiva dos textos produzidos em sala de aula, pois acreditamos que a escola ao se colocar como lugar de circulação de diferentes discursos abre espaço para que o sujeito-aluno se constitua sujeito-autor, sobretudo quando este assume uma posição frente aos distintos modos do dizer.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática de Língua Portuguesa. 48ª edição. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 2008.

CORACINI, Maria José R. Faria. A produção textual em sala de aula e a identidade do autor. In: LEFFA, Vilson; PEREIRA, Aracy E. (org.) O ensino da leitura e produção textual. Pelotas, RS: Educat, 1999.

COURTINE, Jean Jacques. Análise do Discurso Político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EdUFSCar, 2009.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprender a escrever, aprendendo a pensar. 23ª edição. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

GERALDI, João Wanderley. Da redação à produção de textos. In: CHIAPPINI, Ligia. (Org.) Aprender e ensinar com textos de alunos. Volume 1. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

ORLANDI, Eni. A linguagem e seu Funcionamento: as formas do discurso. 6ª edição. Campinas, SP: Pontes, 2011.

_____. Análise de Discurso: Princípios & Procedimentos. 10ª edição. Campinas, SP: Pontes, 2012a.

_____. Discurso e Texto: Formulações e Circulação dos Sentidos. 4ª edição. Campinas, SP: Pontes, 2012b.

_____. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 6ª edição. Campinas, SP: Pontes, 2012c.

PÊCHEUX & FUCHS (1975). A propósito da Análise Automática do Discurso. In: GADET & HAK (org). Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. Unicamp, 1990.

PÊCHEUX, Michel (1969). Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET & HAK (org). Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. Unicamp, 1990.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: Uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de: Eni Puccinelli Orlandi et al. 4ª edição. Campinas, SP: Unicamp, 2009.

Published

2023-07-24

How to Cite

Martins, L. B. (2023). Autobiografia na sala de aula: Um processo discursivo de autoria. Língu@ Nostr@, 8(2), 4 - 20. https://doi.org/10.29327/232521.2.2-1