Autobiografia na sala de aula: Um processo discursivo de autoria
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.2.2-1Keywords:
Produção de textos, Autobiografia, Autoria, Análise de DiscursoAbstract
A busca por uma prática com a produção de textos, diferente daquela que é tradicionalmente realizada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, motivou a realização de um projeto de ensino envolvendo a leitura, a interpretação e a produção escrita de gêneros textuais/discursivos diferentes. Entre os textos produzidos, foi o gênero autobiografia que motivou perguntas e reflexões sobre o processo de autoria na produção dos sujeitos-alunos. Este artigo então, reflete sobre o processo discursivo da autoria, especificamente nos textos autobiográficos produzidos por alunos do 4º ano de uma escola pública do município de Rio Grande - RS. A pesquisa que tem como arcabouço teórico-metodológico a Análise de Discurso de filiação francesa visa compreender os processos que levam alunos produtores de textos a constituírem-se como sujeitos por meio do funcionamento discursivo da leitura, da interpretação e da autoria. Atentos aos desafios impostos ideologicamente pelo Discurso Pedagógico (ORLANDI, 2011), nossa proposta é, por meio deste trabalho, lançar um novo olhar sobre a materialidade linguístico-discursiva dos textos produzidos em sala de aula, pois acreditamos que a escola ao se colocar como lugar de circulação de diferentes discursos abre espaço para que o sujeito-aluno se constitua sujeito-autor, sobretudo quando este assume uma posição frente aos distintos modos do dizer.
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