Poesia na tela: um estudo de caso de um autista
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13147Keywords:
Autismo, Poesia, PinturaAbstract
O trabalho tece uma aproximação entre a interpretação da poesia sob o prisma da pintura. Intercalado ao longo dessa relação a abordagem do transtorno do espectro autista- TEA. Tendo em vista a percepção detalhada e única, referente a esse transtorno, para compreender de modo particular o diálogo entre essas artes. Reconhecer características pertinentes a esse espectro no que se diz o desenvolvimento de uma habilidade artística é a proposta desse trabalho. Interpretar a poesia no seu caráter visual é o que se pretende conseguir por esse estudo ao viabilizar a apreciação da poesia através da arte produzida por um autista. Enxergar na imagem a poesia as possibilidades de identifica-la nas suas diversas formas são ampliadas. Desse modo, o nosso olhar atento e sensível para o mundo recebe mais um estimulo pelo reconhecimento de um artista. Debruçar sobre a poesia guardada no interior e exposta na pintura de um autista aciona a nossa sensibilidade no que tange a apreciação da arte. O estudo de caso apresentado ressalta o elo indissolúvel de poesia e pintura. Portanto, o principal objetivo desse artigo é reconhecer a poesia como arte concreta, participando da realidade, e a abstrata a partir da construção de imagens icônicas no universo autista.
Downloads
References
Associação Americana de Psiquiatria. Manual de estatística e diagnóstico de transtornos mentais (DSM IVTM). American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of mental Disorders. 4.ed. Washington, DC: Washington, 1994. Disponível em: https://www.psiquiatriageral.com.br/dsm4/sub_index.htm Acesso em: 04 nov. 2017.
BAROLO, Lorena Fernandes. Ensino de arte no universo autista: um relato de extensão da faculdade de artes do Paraná. Curitiba: 2010.
Disponível em: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/539 . Acesso em: 04 out. 2017.
BEATRIZ, Ana; BONIFÁCIO, Mayara; THADEU, Leandro. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro. 2012.
GAUDERER, E. Christian. Autismo. 3. ed. São Paulo/Rio de Janeiro/ Belo Horizonte: Atheneu, 1993.
KOHL, Marta de Oliveira. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1999
LYRA, Pedro. Conceito de poesia. São Paulo: Ática, 1986.
MASSI, Augusto. Artes e ofícios da poesia. Artes e ofícios. Porto Alegre: Artes e ofícios, 1991.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das letras, 2011.
OLIVEIRA, Valdevino Soares de. Poesia e Pintura: um diálogo em três dimensões. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.
PAZ, O. O Arco e a Lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. Trad. Olga Savary.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Língu@ Nostr@
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.