Ensino de línguas: desafios e possibilidades em tempos de tecnologias da informação e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13148Keywords:
Ensino de Línguas, Gêneros Textuais, Tecnologias da Informação e Comunicação; CompetênciasAbstract
O presente artigo tem como objetivo demonstrar a realização de atividades nas aulas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa com o uso de diversos gêneros textuais e com o suporte de ferramentas tecnológicas com alunos do 1 º ano do Ensino Médio, em uma Escola da Rede Pública de Ensino. Tais atividades oportunizaram aos estudantes o ensino de Línguas visando o desenvolvimento de várias competências, valorizando as diversidades linguísticas e culturais dos estudantes que convivem com estas tecnologias cotidianamente. Esta proposta se justifica por entender que os professores precisam integrar as mídias digitais em sua prática, uma vez que estas possibilitam uma melhoria na qualidade do ensino e permitem a aquisição do conhecimento de modo mais dinâmico, oportunizando aos estudantes o desenvolvimento de múltiplas competências. Assim, foram empregadas informações a respeito das dificuldades do ensino de Línguas, conforme Antunes (2003) e Bagno (2004), sobre as competências e as práticas reflexivas dos professores no século XXI em Perrenoud (2002), o cenário tecnológico e o papel do professor em Demo e Filé (2008), a importância do uso dos gêneros textuais e dos letramentos em Rojo (2019), bem como as competências presentes na BNCC (2017). As atividades realizadas demonstraram que é possível relacionar o ensino de normas gramaticais consideradas tradicionais, associado ao desenvolvimento dos letramentos a partir da análise, reflexão e interação nas atividades propostas com o uso das ferramentas tecnológicas. Constatou-se a relevância destas atividades uma vez que promovem tanto o desenvolvimento pessoal como a construção de inteligência coletiva. Sendo, extremamente importante que o profissional de Línguas adeque-se às diversidades tecnológicas uma vez que estas possibilitam uma melhoria na qualidade do ensino e permitem a aquisição do conhecimento mais dinâmico, de modo que os conteúdos propostos no ensino de línguas sejam associados com os saberes possíveis pelo uso das ferramentas tecnológicas.
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