O uso do celular como recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa (LP)
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13155Keywords:
Palavras-chave, O uso do celular, Ensino de Língua Portuguesa-LP, Recurso pedagógicoAbstract
O presente estudo objetivou discutir a contribuição e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), especificamente do celular, no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Sabemos que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é uma realidade em nossa sociedade atual, seja dentro ou fora do contexto escolar, pois têm promovido novos hábitos sociais de comunicação, impulsionados pela mobilidade e praticidade. No campo educacional, o/a professor/a necessita estar em constante atualização, renovando suas metodologias e repensando recursos, de modo que avance e construa conhecimento junto ao estudante, de forma incentivadora, motivadora e possibilite caminhos a novos suportes de ensino e aprendizagem. Em relação a metodologia dos estudos, adotou-se o método bibliográfico, pois o estudo baseou-se em materiais já publicados a respeito da temática. Inicialmente, realizou-se a definição do tema; levantamento de material teórico capaz de orientar a produção dos estudos; estabelecimento de objetivos e questão de pesquisas os quais orientaram a definição do referencial teórico e a produção. Ainda, considerou-se pertinente o modo qualitativo, compreendendo a análise dos dados de maneira subjetiva, interpretando-os e atribuindo-lhes significado. Os resultados dos estudos permitiram compreender que é preciso que o/a professor/a esteja preparado para conviver com a cultura do compartilhamento, a qual pode possibilitar as produções colaborativas e a construção coletiva de conhecimentos imprescindíveis para acompanhar as tendências educacionais dos últimos tempos, e assim proporcionem aos estudantes propostas inovadoras em aulas de Língua Portuguesa (LP). Em suma, a partir da relação do uso do celular, construímos maneiras de ser e estar no mundo, carregamos outras culturas que nos exigem novas maneiras de educar e ser educado.
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